Clínica Geral > Especialidades

Interpretação dos sonhos pode revelar causas de distúrbios do sono?

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Alguma vez você já deve ter ouvido falar a respeito de interpretação dos sonhos, mas que ela poderia revelar causas de distúrbios do sono é algo novo para a maioria das pessoas.

Além de esta ser uma condição verdadeira, há mais fatos interessantes sobre a interpretação dos sonhos. Por exemplo, anotar aspectos sobre o que se sonhou pode estimular a lembrança dos sonhos e ajuda a corrigir problemas crônicos.

Interpretação do sonho contribui para análise do momento presente do paciente. Foto: Shutterstock

Interpretação do sonho contribui para análise do momento presente do paciente. Foto: Shutterstock

Segundo especialistas, os sonhos podem explicar a razão pela qual as pessoas desenvolvem certos distúrbios do sono. Dessa forma, a interpretação dos sonhos é capaz de expor as causas dos problemas para dormir e ajudar a resolvê-los.

O sonho é um resultado espontâneo da comunicação entre o inconsciente com o consciente. O resultado só vem quando alcançamos uma fase do sono conhecida como o Movimento Rápido do Olho (REM), que acontece em intervalos de sessenta a noventa minutos, em média.

Essa fase só se torna possível através de uma boa noite de sono ou, ao menos um bom número de horas de sono. Durante esse período que nossa mente realiza uma triagem, sobre tudo o que vemos, sentimos e pensamos ao longo do dia, algumas coisas ganham mais importância que outras. Isso facilita a interpretação dos sonhos.

Entenda a interpretação dos sonhos

A interpretação dos sonhos contribui para a análise do momento presente do paciente. A partir dos conteúdos que os sonhos trazem à tona, é possível vinculá-lo com os conflitos internos da pessoa.

A interpretação dos sonhos pode ser aliada na identificação e tratamento dos principais obstáculos ao sono de qualidade, que são ansiedades e os medos. Os distúrbios do sono estão frequentemente atrelados à depressão, à desilusão amorosa, ao desequilíbrio emocional, ao estresse ou a questões financeiras.

Caso esteja passando por um processo em que os pesadelos atrapalhem seu sono, a terapia poderá ajudá-lo a amenizar a situação através da interpretação dos sonhos. Na medida em que o tempo passa, os conteúdos começam a ficar mais claros para o paciente e, assim, ele sofre menos.

Registre seus sonhos

Lembrar e registrar os sonhos pode facilitar o trabalho. Para isso basta, deixar um caderninho na cabeceira da sua cama. Tal cuidado também irá ajudar no caso de quem faz terapia.

No entanto, não existem técnicas claras para fazer com que a pessoa se lembre de seus sonhos. Muitos pacientes não lembram e isso normalmente acontece somente no decorrer da análise. Contudo, isso também depende do empenho do paciente e da sua relação com a terapia.

Pode-se dizer que, quanto à interpretação dos sonhos, a conclusão é de que as cenas mais lembradas são as de maior impacto emocional e, por isso, priorizadas pelo cérebro durante o sono. O que acontece é que o sono ajuda na seleção das memórias.

A partir daí, o cérebro consegue desprender os componentes emocionais da memória durante o sono. Esse desligamento permite que o cérebro faça uma operação seletiva e armazene somente as informações que considera mais importante, chegando, então, ao ponto que se propõe a interpretação dos sonhos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite