O desenvolvimento intelectual é definido como a capacidade da criança de pensar e entender seu mundo. As primeiras experiências estabelecem as bases para futuras áreas intelectuais e outros tipos de desenvolvimento. A maneira como uma criança recebe e processa a informação tem impacto em todas as áreas do desenvolvimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os primeiros anos de vida são a fase mais importante do desenvolvimento, e mais de 200 milhões de crianças na primeira infância não atingem seu potencial cognitivo completo.
Etapas do desenvolvimento intelectual
Brincar é a principal forma para as crianças aprenderem e se desenvolverem. Além disso, elas tornam-se cada vez mais conscientes de seus corpos através de objetos em seu ambiente,. Para se ter ideia da importância disso, pesquisas sobre o desenvolvimento na primeira infância indicam que há forte ligação entre interações precoces e futuro sucesso acadêmico.
Nos primeiros meses de vida, as crianças aprendem sobre seu mundo, principalmente através dos sentidos e interações com cuidadores. Por exemplo, elas se orientam por imagens e sons. Como as habilidades motoras emergem, os pequenos começam a ter um interesse mais ativo em objetos em seu ambiente. Tocar, sentir e degustar, tudo faz parte do processo de descoberta.
A linguagem se desenvolve quando as crianças crescem e seu mundo se expande. Nos anos pré-escolares, elas aprendem a identificar cores, formas, números e letras. É nessa época que também começam a demonstrar consciência fonêmica.
Algumas delas podem até mesmo começar a ler. Um aumento do interesse na socialização oferece às crianças a partir de oito a doze anos muitas oportunidades para o desenvolvimento intelectual.
Por outro lado, nos anos anteriores à puberdade, conceitos sociais, como ética, equidade e justiça tornam-se importantes para as crianças. Isso ocorre pelo motivo de elas estarem começando a decidir que tipo de pessoas esperam para se tornar.
Como os pais podem ajudar
Enquanto as crianças são certamente influenciadas pelos colegas ou até mesmo pela mídia, os pais impactam o desenvolvimento de seus filhos mais do que qualquer outra fonte.
Ler para e com as crianças, jogos e passeios que são ao mesmo tempo divertidos e intelectualmente estimulantes, e incentivo ao desejo natural de tomar decisões por si mesmas são coisas que os pais podem fazer para ajudar o desenvolvimento intelectual de seus filhos.
Uma grande preocupação dos pais é quando julgam que o filho não está se desenvolvendo como deveria.
Muitas vezes, porém, a aprendizagem de uma criança será lenta, e isso pode estar relacionado com diversos fatores – mudança na situação familiar ou questões de saúde são alguns exemplos, mas mesmo assim elas conseguem continuar a desenvolver-se como as outras crianças da mesma idade.
No entanto, é preciso ter atenção com atrasos de aprendizagem significativos – quando a criança fica mais velha e tem várias áreas de desenvolvimento afetadas. Nesses casos, é importante buscar ajuda profissional para diagnosticar e tratar qualquer problema no desenvolvimento intelectual.
O desenvolvimento intelectual é apenas um componente do desenvolvimento de uma criança. Além dele, há também o motor, a comunicação, adaptação e as habilidades socioemocionais.
É importante saber que cada criança aprende no seu próprio ritmo – e por isso é necessário ter paciência. Além disso, os cuidadores podem promover esse crescimento através de interações amorosas, com muitas brincadeiras e carinho.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!