Filhos

Hora do desfralde: atitudes agressivas devem ser evitadas

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Cada etapa da vida do bebê é gostosa de aproveitar. O momento do desfralde também deve fazer parte da coletânea de bons momentos, tanto para os pais quanto para as crianças. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados.

 

Às vezes, é difícil aceitar que os pequenos estão crescendo, mas os responsáveis devem ter consciência de que a infância passa rápido e a agressividade não deve marcar essa etapa.

desfralde

Cada criança tem o seu tempo para entender que é hora de deixar a fralda de lado. Foto: iStock, Getty Image

O momento do desfralde é diferente para cada bebê e precisa ser respeitado pelos pais. Apesar de muitos terem pressa em tirar o “peso” do bumbum de seus filhos – e a responsabilidade da troca de faldas de suas costas, é necessária muita paciência na transição desse período.

 

Saiba como agir durante essa etapa e descubra por que ela tão importante para o relacionamento entre pais e filhos.

 

Qual o momento certo do desfralde?

Quando a criança deixa de usar fraldas, muitos pais sentem um alívio. Acabam as preocupações com a troca de fraldas. Mas nem sempre esse tempo de desfraldar é tranquilo. Para que a criança conquiste sua autonomia, é necessário que descubra suas próprias capacidades e seu corpo, identificando sozinha quando é hora de ir ao banheiro.

 

Geralmente, o desfralde acontece entre os 18 e os 24 meses, mas a identificação do momento certo é feito com a observação dos pais, que devem estar atentos a alguns sinais. Segundo o Departamento de Pediatria Ambulatorial, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o sintoma mais característico é quando a criança passa a anunciar que vai fazer xixi.

 

Além do aviso verbal, os responsáveis sentem que a hora de tirar a fralda se aproxima a partir do momento em que os pequenos já estão bem desenvolvidos neurologicamente, falando, andando e agindo com firmeza. Porém, é preciso ter cuidado, pois nem todos têm o mesmo tempo e precisam ter suas limitações respeitadas.

 

Como agir na hora do desfralde

De acordo com especialistas da Associação Médica Brasileira (AMB), é possível reconhecer a hora do desfralde em três momentos.

 

No primeiro, a criança avisa que fez suas necessidades fisiológicas. Depois, numa segunda etapa, fala que está fazendo. Por fim, ela diz que quer fazer, solicitando aos pais para ir ao banheiro. Até que o momento de descartar a fralda chegue, os pais devem exercer a paciência e não agir com agressividade.

 

Impaciência é um dos problemas mais comuns entre os adultos. Segundo a Associação Internacional do Controle do Estresse, nosso país é o segundo mais “estressado” do mundo. Só que esse problema não deve afetar as crianças, principalmente durante o desfralde.

 

Atitudes agressivas dos pais traumatizam os filhos, que podem sofrer com descontrole na evacuação, além de desenvolver prisão de ventre e retenção urinária.

 

Escolas que apenas aceitam crianças que já desfraldaram contribuem para a pressa e, consequentemente, a agressividade da família ao tentar tirar a fralda do bebê antes do tempo.

 

Se não houver o respeito pela natureza individual dos pequenos, eles podem se sentir acuados. Possíveis recaídas também não devem ser repreendidas. Aceite que o processo é lento e, no momento certo, eles usarão apenas as roupas íntimas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!