Como cuidar e prevenir os machucados do aparelho ?
Um dos fatores que infelizmente dificulta muito a vida das pessoas que estão usando aparelho é o fato de o aparelho ortodôntico, principalmente o metálico e seus acessórios, provocar feridas em locais mais variados da boca como:
– Lábios.
– Bochechas.
– Língua.
– Dentre outros lugares menos comuns.
O aparelho ferindo dificulta muitas atividades importantes no dia-a-dia como:
– Comer.
– Falar.
– Tomar líquidos, principalmente os ácidos.
– Beijar e isso pode acabar com um bom relacionamento.
– Até mesmo dormir pode ficar difícil.
Com isso, cabe a você comunicar o que está acontecendo ao seu ortodontista para que ele possa lhe ajudar a ter um tratamento mais tranquilo. Com relação ao que podemos fazer para acabar com as feridas precisamos entender que o tratamento ortodôntico é relativamente longo, podendo levar de alguns meses até alguns anos.
Costumo brincar com meus pacientes que um fazendeiro precisa ter o pé grosso para poder andar no campo caso esteja sem suas botas e para engrossar o pé ele teve que andar descalço.
No caso do aparelho, o paciente precisa dessa “beliscada” do aparelho no lábio para que o lábio crie uma camada de proteção, se fortalecendo e criando uma proteção para o tempo completo de tratamento. Não gosto muito que o paciente se vicie nas ceras ortodônticas desde o início do tratamento devido a mesma “engordurar” o dente e dificultar limpeza da superfície do dente o que pode prejudicar a qualidade da saúde bucal do paciente.
O que é a cera ortodôntica?
A cera ortodôntica ajuda na proteção dos lábios contra choques mecânicos. Fabricada em parafina atóxica, permite ótima flexibilidade o que torna fácil sua adaptação aos aparelhos e traz mais conforto ao paciente. Ela é colocada como se fosse uma “macinha” transparente, encapando a peça do aparelho que está ferindo e evitando que a ferida na mucosa aumente, bem como, proporcionando uma cicatrização mais rápida.
A boca já está ferida, o que pode ser feito?
Existe uma série de medicamentos usados para as mais variadas feridas bucais. Eu costumo receitar para meus pacientes o OMCILON-A EM ORABASE que serve para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma. Por se tratar de um medicamento restrito, você vai precisar da receita de seu dentista.
Então temos umas dicas sobre como se precaver e se tratar das feridas bucais. Não esqueça que seu ortodontista está sempre a sua disposição e não pense duas vezes antes de ligar para ele e pedir conselhos. E tome cuidado pois, algumas dessas feridas podem ser problemas mais sérios.