Guia dos Dentes

Verdade ou mentira: é possível crescer uma árvore de goiaba no dente?

Por Redação Doutíssima 06/09/2013

Uma semente de goiaba germina em um dente e se desenvolve. Verdade ou mentira? A notícia desse acontecimento estranho circulou pela internet por algum tempo em 2013 e ganhou notoriedade novamente em 2015.

Plantas crescem no dente: verdade ou mentira?

Enquanto a germinação de uma semente de goiaba em um dente não tem uma fonte confiável, mas também não foi desmentida por nenhuma autoridade, a verdade é que é possível que plantas cresçam até certo ponto dentro do corpo humano.

verdade ou mentira criança no dentista istock getty images doutíssima

Higiene bucal adequada e visitas ao dentista previnem problemas de saúde nos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Um caso que virou até episódio especial em programa de televisão é do americano Ron Sveden, que chegou ao hospital em 2010 com dificuldades para respirar. Os médicos descobriram que o problema era causado por uma ervilha germinada que se desenvolvia dentro do pulmão do paciente.

 

O caso da ervilha não deixa dúvidas se é verdade ou mentira: Ron Sveden foi notícia em diversos jornais e revistas ao redor do mundo. Seu caso foi extremamente único e raro na área da medicina.

Mas muitas coisas estranhas podem acontecer dentro da sua boca se você não tomar os cuidados necessários. A higiene bucal não mantém apenas dentes, bochecha língua e gengiva longe de doenças, mas é importante também para a saúde como um todo.

Já em relação à saúde bucal, se há alguma possibilidade do desenvolvimento de uma semente nos dentes, ela pode ser evitada com higiene apropriada. Outros problemas como cáries, gengivite, pólipos, tártaro e mau hálito também ficam mais longe de quem cuida bem da saúde bucal.

O cuidado com a higiene oral é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem um programa exclusivo dedicado a pesquisa e promoção dos cuidados adequados com a boca. A falta de conhecimento da população sobre os efeitos da má higiene bucal é considerado um problema de saúde pública pela entidade.

Como manter a boca saudável

Você já deve saber que a escovação dos dentes precisa ser feita, mas você sabe quantas vezes ao dia? O ideal é usar o creme dental e a escova após cada refeição.

Evitar alimentos açucarados também contribui com a saúde bucal. A substância ajuda bactérias a se alojaram nos dentes, causando a corrosão do esmalte que protege a parte interna desses acessórios indispensáveis para a mastigação.

Além da escova de dente, você precisa usar o fio dental todos os dias. A cerda da escova de dentes não consegue alcançar alguns espaços entre os dentes onde restos de comida podem se alojar.

 

Um artigo publicado no British Dental Journal avaliou diversas maneiras de usar a escova de dentes e concluiu que movimentos horizontais e circulares, quando combinados, são mais eficientes que os demais. O estudo ainda aponta que o tempo ideal de escovação é entre dois e quatro minutos.

Outra recomendação é trocar a escova de dentes a cada três meses ou assim que as cerdas começarem a perder a rigidez. E não esqueça que os cuidados com a higiene bucal em casa não dispensam visitas periódicas ao dentista.