Clínica Geral > Saúde

Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?

Por Dra. Simone Austgulen 09/09/2013

images

Essa é uma das queixas mais comuns no consultório médico de um endocrinologista. Primeiramente o paciente precisa ser informado que existem diversos tipos de problemas relacionados à tiroide. Hipotiroidismo é frequentemente associado ao ganho de peso e a dúvida sobre seu diagnóstico é comum.

Quando o paciente procura o médico devido a um ganho de peso, está na verdade se referindo ao Hipotiroidismo. O Hipotiroidismo é um conjunto de sinais e sintomas devido a uma produção deficiente dos hormônios tiroidianos. Existem outros tipos de doenças relacionadas à tiroide, mas vamos nos deter ao Hipotiroidismo que é uma das causas mais comuns de doença e um frequente ponto de dúvidas.

 

Será que eu tenho Hipotiroidismo?

Muitas pessoas ganham peso em consequência de uma dieta desequilibrada e sedentarismo. Todos querem logo achar um culpado e a pobre tiróide acaba por ser a mais facilmente acusada!

Ao contrário do que comumente se acredita, a obesidade não faz parte do quadro do hipotiroidismo. A paciente frequentemente apresenta uma diminuição no apetite, mas poderá haver sim um aumento do peso na balança. Isso será principalmente devido  à retenção hídrica que ocorre no Hipotiroidismo. Obesidade e retenção hídrica não são a mesma coisa.

hipotireoidismo-durante-a-gravidez-3

 

Quais são os outros sintomas do Hipotiroidismo?

  • A pessoa poderá sentir um cansaço intenso e muito sono. Muito cuidado ao tentar interpretar esses sintomas, excesso de estresse e falta de repouso também vão  se apresentar da mesma forma.
  • Poderá haver também alteração na pele, unhas e cabelos. Sim, a temível queda de cabelo. Além disso, o paciente poderá notar unhas fracas e pele seca.
  • Um sintoma curioso é que você poderá sentir mais frio que as outras pessoas.
  • As pernas e a face podem ficar inchadas.
  • A voz pode ficar mais fraca e é muito frequente a queixa de constipação.

 

Todos esses sintomas não são exclusivos do Hipotiroidismo, então, o melhor a fazer é realmente procurar atendimento médico para um diagnóstico e tratamento adequados.

O tratamento? Existem inúmeros medicamentos para fazer a reposição hormonal. A boa noticia é que os sintomas vão ser controlados após algumas semanas de correto uso da medicação. Consulte seu médico!