Nutrição

5 Comidas que tem cara de saudáveis, mas não são

Por Redação Doutíssima 13/09/2013

Muita gente vai ao supermercado e faz suas compras favorecendo alguns alimentos que são comumente considerados mais saudáveis. A verdade é que muitos desses alimentos escondem riscos para nossa saúde, não oferecendo os benefícios que pensamos. Fomos pesquisar e encontramos 5 alimentos considerados os mocinhos da história mas que podem ser vilões.

 

1. Barra de cereal

Parecem super saudáveis! Tem pedaços de frutas e são ricas em fibra, mas na verdade nem todas são assim. Existem barrinhas saudáveis, porém a maioria tem excesso de açúcar e gordura saturada. Fica ainda pior quando você percebe que nem todas as barras têm fibras. Ao comprar as barras de ceral, preste atenção nas informações nutricionais e na lista de ingredientes informados na embalagem. Prefira sempre as barras com maior teor de fibras, menos gordura e mais frutas e grãos integrais.

barradecereais

 

2. Chocolate diet

Logicamente pensamos que se são diet não possuem açúcar e por isso são considerados saudáveis. Um engano. Os alimentos são chamados “diet” quando há retirada de algum ingrediente da formulação, normalmente o açúcar. Mas isso não os fazem mais saudáveis. No caso do chocolate, já que foi retirado todo o açúcar, a quantidade de gordura é aumentada para que o sabor seja mantido. Resultado, o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional.

 

3. Sucos de fruta de caixinha

Muito mais bem cotados na questão saudáveis que os refrigerantes, pois afinal, são feitos de frutas. A questão é a quantidade de açúcar acrescentada na receita. Pode ser néctar, suco de caixinha ou suco em pó, até mesmo os sucos ditos ‘naturais’, ‘com 100% de fruta”, todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 ml. Nada se compara a preparar o suco você mesmo, com as frutas frescas. Sua saúde vale o trabalho.

5suco

 

4. Mistura para sopa

Podemos pensar que se é sopa, possui legumes, é saudável. Nada disso. As misturas de sopa têm gorduras e conservantes em abundância, além de uma dose excessiva de sódio. Em alguns casos, uma única porção pode ultrapassar a quantidade diária recomendada do mineral. Nem precisa dizer que isso não é bom, não é?! O excesso de sódio na dieta alimentar pode causar problemas do coração, hipertensão e diversos tipos de câncer.

 

5. Ketchup

“É melhor que maionese, pelo menos é feito de tomate, tomate é vegetal e mais saudável.” Pois não. É verdade que o ketchup vem do tomate, e por isso possui algumas coisas boas, como o antioxidante licopeno. Contudo, as receitas exageram no nível de açúcar e sal para padronizar o sabor e aumentar a conservação do produto.

Ketchup packet

 

Fonte: Superinteressante.