Nutrição > Receitas > Slider Home

Igual ao da padaria: saiba como preparar um café expresso caseiro

Por Redação Fortíssima 14/04/2016

Em 14 de abril é celebrado o Dia Internacional do Café. E você, como vai comemorar? A bebida faz parte da vida da maioria das pessoas e é até difícil ficar sem ela. Para economizar e não abrir mão do aroma, a melhor saída é aprender como preparar um café expresso caseiro. O sabor pode surpreender.

Café tradicional x café expresso

Inicialmente usado para cerimônias e rituais religiosos, o café se tornou a bebida presente na maioria dos lares no Oriente Médio, Pérsia e África – isso ainda no século 16. Já na Europa e nas Américas, ela chegou por volta do século 17.

Independente das datas, hoje ela já é parte do café da manhã da maioria das pessoas. Suas várias formas de preparo podem atender os mais diversos paladaresConforme o tipo escolhido, é possível ter sabores desde os mais leves aos mais intensos.

Muitos adoram o café tradicional, feito com pó solúvel em água ou filtrado na cafeteira, enquanto outros consideram que o expresso é a melhor maneira de beber o café. Aliás, se você ver a palavra expresso gravada no pacote do produto, saiba que não se trata de um grão em particular. É simplesmente um método de preparação.

Envolve água quente e alta pressão, sendo que os grãos são moídos de forma muito mais fina do que você está acostumado quando prepara seu café na cafeteira comum. Esse modo permite um sabor mais intenso e a bebida fica pronta em tempo muito mais curto.

Independentemente da forma que você escolher, essa bebida pode ser bastante benéfica e saudável, desde que consumida com moderação. Beber uma ou duas xícaras de café por dia é capaz de reduzir o risco de morte relacionada à doença cardiovascular.

É o que indica um estudo realizado pela Kyoto University, do Japão. Foram avaliados mais de 76 mil participantes e aqueles que consumiram uma ou duas xícaras de café por dia simplesmente reduziram seu risco de morrer por doença cardiovascular em até 38%.

café expresso caseiro

Uma boa dose de café ajuda a acordar e ainda oferece sabor intenso. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um café expresso caseiro

Da mesma forma que a cerveja e o vinho, o café expresso é daquelas bebidas que diz respeito a um gosto muito particular da pessoa. Se você prefere um expresso, saiba que é possível prepará-lo em casa. Enquanto máquinas facilitam essa tarefa, há uma forma de deixar a receita tradicional com um gostinho mais sofisticado. Confira:

Ingredientes

1 copo grande (250 ml) de açúcar

1 vidrinho de 50g de café solúvel

A medida do vidrinho de água morna

Modo de preparo

Você só precisa colocar na batedeira o café solúvel, a água e o açúcar. Comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos. Bata por dez minutos, até que a mistura cresça e vire uma espuma cremosa. Agora é só misturar uma colher do creme em água quente. O restante da receita é possível guardar no congelador e usar aos poucos.

E aí, gostou da receita de café expresso caseiro? Conte para a gente como ficou! Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão Doutíssima e criar um tópico! Clique aqui para se cadastrar!