Especialidades > Sexualidade

Conheça quais são as causas e soluções para a perda de libido

Por Redação Doutíssima 19/05/2014

Pensando a grosso modo, parece difícil imaginar que alguns hábitos alimentares podem influenciar no seu desempenho sexual, sobretudo na perda de libido. Na prática, contudo, o que comemos traz impactos – positivos ou negativos – também na cama.

Inicialmente, a única ideia que nos vem a mente é que o papel da sexualidade é importante para a saúde física e mental tanto de homens quanto de mulheres. Sendo assim, qualquer disfunção nessa área, como uma perda de libido, e em qualquer momento da vida, merece uma avaliação mais cuidadosa.

perda de libido

Frutos do mar contribuem para formar testosterona e inibir a perda da libido. Foto: Shutterstock

Dentre os inúmeros fatores que podem influenciar na redução ou mesmo na perda de libido, podemos apontar o desequilíbrio hormonal. No entanto, é preciso ter cuidado com outras possíveis causas, que podem ser de origem orgânica ou até decorrentes do uso de alguma medicação. Este último poderá, como efeito colateral, provocar a diminuição do desejo sexual e a perda de libido.

Relação entre alimentação e perda de libido

Mesmo sem ter total comprovação científica, alguns alimentos atuam no enfrentamento da perda de libido, sendo citados como incentivadores da libido – popularmente chamados de afrodisíacos. Porém, ainda não há alimentos sobre os quais possa se afirmar sem chance de erro que demonstram efeito direto e imediato na potência e no prazer.

Sabendo disso, você poderá optar por alguns alimentos cujas propriedades ajudam a melhorar a circulação e a produção de serotonina e neurotransmissores. Estes estão diretamente ligados à sensação de bem-estar e prazer, além de atuar contra a perda de libido.

Dentre os alimentos que podem ser indicados está a ostra, que é rica em zinco e ferro, sendo conhecida pela estimulação do metabolismo e transporte de oxigênio. Além dela, os frutos do mar, em geral, são ricos em zinco e mineral. O resultado disso é a contribuição para a formação de testosterona e inibição da perda de libido.

Temos ainda, algumas opções indicadas como excelentes fontes nutricionais. Manter alguns hábitos alimentares pode, sim, ajudar a manter a chama do desejo acesa, e, além disso, cultivar uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.

Entre as dicas para melhorar a sua saúde sexual e evitar perda de libido, está a manutenção em sua vida de uma dieta rica em nutrientes como o zinco, vitamina B3, ômega 6, arginina, tirosina, vitamina E, selênio, vitaminas do complexo B, boro, vitamina C e cálcio.

Também é recomendado no enfrentamento da perda de libido a prática de exercícios físicos de maneira regular, pois isso irá lhe auxiliar na liberação de hormônios relacionados ao bem-estar.

Outros cuidados

Além dos cuidados com a alimentação, é preciso estar atenta a inúmeros problemas que podem influenciar no desejo sexual feminino, acarretando a perda de libido. Quando jovens, as mulheres normalmente são afetadas por questões emocionais, dentre elas, a baixa autoestima e a depressão.

Já na terceira etapa da vida, a perda de libido geralmente está associada a uma progressiva diminuição da produção dos androgênios. Isso tende a ocorrer até a fase de transição para a menopausa, estabilizando posteriormente e diminuindo.

É sabido que durante a terceira fase da vida, os níveis hormonais caem ficando em torno 30% em relação aos níveis de quando esta mulher tinha 20 anos. O próprio processo de envelhecimento causa mudanças no desejo sexual feminino e na perda de libido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

15 alimentos que aumentam a libido

5 Coisas que acabam com a libido do casal

7 Dicas para aumentar a libido da sua namorada

Aumento da libido: Viagra feminino chega ao mercado

20 razões para amar (ainda mais) sexo

Sexólogo explica como alcançar o orgasmo seduzindo

Quantas calorias você queima durante o sexo?