Clínica Geral > Saúde

Constipação e sangue nas fezes: sinais de câncer de intestino

Por Redação Fortíssima 23/06/2016

Em 2016, ocorrerão 420 mil novos casos de neoplasias. Do total, 8,6% das ocorrências em mulheres e 7,8% nos homens será de tumores de cólon e reto. Apesar da alta incidência, o tipo é um dos poucos que possui  prognóstico positivo: há 90% de chance de sobrevida, desde que diagnosticado e tratado precocemente. Por isso, estar atento aos primeiros sinais de câncer de intestino é fundamental.

Sinais de câncer de instestino

Em sua fase inicial, o câncer de intestino quase não apresenta sintomas. Foto: iStock, Getty Images

Principais sinais de câncer de intestino

A maior dificuldade de detectar a doença ocorre porque os sintomas mais perceptíveis do câncer de intestino não aparecem nas fases iniciais, conforme explica o oncologista Robson Moura, também presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

“Os sinais de alerta surgem quando a doença está avançada e incluem sangramento nas fezes, alterações no ritmo intestinal, como constipação (prisão de ventre), diarreia, cólicas persistentes, anemia e emagrecimento repentino”, destaca o especialista.

Segundo ele, a partir do aparecimento de qualquer um desses sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para investigação e tratamento adequado o mais rápido possível. A neoplasia na região, assim como qualquer outra, possui alguns fatores que aumentam o risco de seu desenvolvimento.

A idade acima de 50 anos, o tabagismo, a hereditariedade, o histórico pessoal de doenças inflamatórias intestinais, a exemplo da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa, são alguns deles. Também é possível incluir na lista associado a alimentação rica em gordura de origem animal, conservantes, corantes e carnes vermelhas.

Diagnóstico precoce pode salvar vidas

Quanto mais cedo for constatado o tumor, maiores são as chances de cura do paciente. De acordo com Moura, a colonoscopia é o exame mais indicado para a prevenção da doença, por detectar lesões cancerosas chamadas de pólipos.

De acordo com o oncologista, por meio desse exame é possível detectar e retirar esse tumores e prevenir o desenvolvimento do câncer em até 90% dos casos. “A colonoscopia precisa deixar de ser tabu. Os pacientes não devem se recusar a fazê-lo, pois assim estarão evitando sérias complicações”, alerta.

Embora seja temida, especialmente devido ao preconceito, trata-se de um procedimento rápido e indolor. O preparo requer alguns cuidados: o intestino deve estar absolutamente limpo, é preciso que o paciente faça uma dieta líquida especial de pelo menos 24 horas e ingira laxativos, conforme recomendação médica.

Este procedimento permitirá ao médico analisar o revestimento interno do reto e do cólon. A recomendação é realizar o exame a partir dos 50 anos de idade, quando o risco se torna mais significativo.

Se você já possui algum histórico na família de parentes com câncer intestinal ou pólipos, a investigação terapêutica deve iniciar mais cedo. Mais do que um diagnóstico precoce, muitas vezes é possível evitar os sinais de câncer do intestino se prevenindo e levando uma vida mais saudável, conforme orienta Moura.

“Se alimente bem, com uma dieta rica em alimentos naturais e fibras, como legumes, hortaliças, frutas, tubérculos. Praticar atividade física regularmente e restringir a ingestão de carne vermelha, embutidos e álcool também ajudam a prevenir o câncer colorretal”, finaliza o especialista.

E aí, aprendeu quais são os sinais de câncer de intestino? Deixe o seu comentário!