Clínica Geral

Ginecomastia é comum em meninos na puberdade. Entenda o aumento das mamas

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Um problema que costuma deixar os homens inibidos e constrangidos em tirar a camiseta, a ginecomastia é bastante comum, principalmente em adolescentes. O distúrbio de origem estética leva os jovens a querer esconder a deformidade, criando situações embaraçosas no seu dia a dia.

Ginecomastia enfrenta o aumento das mamas

A ginecomastia é voltada à correção do aumento das mamas masculinas, as quais podem ficar até maiores do que os seios femininos. Isso afeta a vida emocional e também física de cerca de 40% da população masculina.

Ginecomastia promove a remoção da gordura do tecido mamário e também de pele. Foto: Shutterstock

Ginecomastia promove a remoção da gordura do tecido mamário e também de pele. Foto: Shutterstock

O que causa a ginecomastia

A ginecomastia, de forma geral, é provocada por conta de disfunção hormonal, bem como o uso de medicamentos ou de drogas. No entanto, ela também pode ser idiopática, ou seja, não ter uma causa identificável.

De forma geral, a região das mamas aumenta de volume como resultado do acúmulo de gordura. Por outro lado, especialistas afirmam que existe ainda a pseudo-ginecomastia, momento no qual a mama cresce única e exclusivamente por causa de gordura.

Ginecomastia afeta autoestima

Quando o paciente sofre com a ginecomastia, torna-se inevitável o crescimento das mamas e tal condição pode afetar bastante a sua autoestima e também a sua vida em sociedade.

Tudo isto se potencializa e ocorre de maneira ainda mais marcante quando o problema se dá na fase da adolescência. Os jovens envergonhados costumam se queixar de dificuldade de relacionamento afetivo e até de fazer amigos.

A ginecomastia pode afetar, inclusive, a saúde física do portador, já que é comum pacientes apresentarem problemas de coluna por manterem posições viciadas. Uma das mais comuns é dobrar os ombros para frente para esconder o aumento das mamas. Pode ser involuntário, mas não deixa de ser prejudicial.

São três graus da ginecomastia, desde o mais leve, com aumento apenas nas aréolas, até o mais grave, que resulta no aumento da mama até o tórax e sobra de pele. O problema pode ainda afetar apenas um dos lados do corpo, criando assimetria e não é comum sentir dor, embora em alguns casos isso aconteça.

Tratamento da ginecomastia

Para escolher qual o melhor procedimento de intervenção frente ao problema, é necessário analisar cada caso em separado. A Medicina conta com algumas maneiras de tratar a ginecomastia. Há casos leves, em especial em adolescentes, nos quais se opta por não fazer nada, até que o indivíduo cresça e aguarde a normalização do tamanho da mama.

Quando indicado, o procedimento cirúrgico no caso da ginecomastia resolve o problema. Geralmente, as cirurgias indicadas para tratar a ginecomastia são a lipoaspiração, com ou sem retirada de tecido mamário, em especial para casos moderados ou mais graves. Trata-se da remoção da gordura do tecido mamário (que não vai fazer falta) e pele.

O procedimento é semelhante ao da mamoplastia, comumente realizada em mulheres. A ginecomastia aparece com frequência em adolescentes que passaram pelo efeito sanfona. A cirurgia só poderá ser realizada após a estabilização do peso ideal pelo período de seis meses.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento