Podemos definir como aftas, feridas rasas que aparecem na boca, em locais como nas gengivas ou embaixo da língua, mas podem ser encontradas também em locais como o céu da boca.
Como posso saber que estou com uma afta?
– Elas são ovais.
– Tem uma coloração brancas ou levemente amarelada.
– Suas bordas são avermelhadas e com aspecto de como se tivesse ralado naquele lugar.
Qual o motivo das aftas aparecerem?
É uma doença que possui uma causa um pouco vaga devido possuir várias possibilidades de causa e com isso, algumas podem estar associadas ou somente uma causa ser o problema.
As principais causas das aftas são:
– Mais comuns em mulheres. Só o fato de você ser mulher já é uma causa.
– Tem fator familiar envolvido. Difícil de saber se devido fatores genéticos ou uma exposição à um agente causador em todos os elementos da família ou mesmo os dois fatores em conjunto.
– Pode ser causada por pequenos traumas.
– Pode ser causada por outros fatores como problemas do sistema digestivo, alergias, sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12 e até o estresse.
Para quem já teve, sabe o quanto dói uma afta e existem pessoas que são acometidas por várias ao mesmo tempo. Elas vão desde simples feridas que causam dor ao comer ou beber algo, até mesmo dores muito fortes prejudicando alimentação e o dia-a-dia da pessoa.
Como posso tratar quando estiver com aftas?
– A primeira coisa é ir consultar com um dentista ou médico para poder fazer exames mais completos e poder tratar o problema como um todo bem como, lhe medicar.
– Costumo indicar para meus pacientes pomadas de uso oral como o oncilon em orabase ou o mud oral. Para isso você precisa ir ao seu médico ou dentista que esses produtos precisam de receita.
– Alguns bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são muito bem aceitos pelos paciente com excelentes resultados.
– É importante que você entenda que as aftas tem um ciclo de no máximo 2 semanas, você precisa ter paciência e usar esses medicamentos que comentei como paliativos até que a ferida desapareça por completo.
– O cilo das aftas pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo na mesma pessoa com várias aftas. É importante evitar tudo que possa agredir a afta e proteger a ferida para que não demore mais a se curar.
Com essas dicas e esse novo conhecimento você vai poder saber quando as aftas estão chegando e evitar muitas dores além de procurar um dentista e um médico para saber o motivo de estar tendo aftas.
Dependendo do motivo, da causa, você precisará de tratamento.