Guia dos Dentes

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Por Redação Doutíssima 22/01/2014

resta-4

Essa é sempre uma dúvida que fica na cabeça, principalmente dos pacientes mais velhos que precisam trocar a restauração dentária antiga ou que precisam fazer restaurações novas e insistem em utilizar as de metal ou prateadas. Hoje vou explicar cada detalhes dos dois tipos de restauração para que você possa escolher a melhor e ajudar os idosos dando informação e mostrando artigos que possam dar credibilidade para as restaurações da cor do dente. Então vamos descobrir qual restauração dentária é a melhor: prateada ou da cor do dente?

resta-7

A restauração dentária prateada é a metálica ou de amálgama, um material que foi utilizado por muitos anos e que realmente fez bem seu papel por muito tempo, da melhor forma possível, uma liga metálica de grande resistência, fácil de usar pelo dentista, custo muito baixo tanto para o dentista que comprava como para os preços que podia proporcionar para seus pacientes. Um material que podia ser utilizado de várias formas e com muita eficiência mas qual é o motivo que eu estou falando dele no passado, como se estivesse morrido?

 

No ambiente dos consultórios havia uma grande contaminação de mercúrio e até mesmo, as crianças saiam com um pouquinho do mercúrio na mão para brincar o que parecia muito normal até o momento que foi descoberto e divulgado alguns dos problemas que essa substância pode causar:

rest-3

Na natureza, é com relação ao mercúrio do amálgama. Quando jogado fora, normalmente no lixo das clínicas ou mesmo pelo ralo da pia ou da cuspideira, uma parte desse mercúrio segue para rios, podendo ser comido por peixes e esses peixes comidos pelos próprios humanos ou prejudicar a vida presente nos rios que contamina.

No próprio paciente, temos a preocupação com intoxicação, seja de forma aguda como de forma crônica. com problemas que podem ir de náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia ou afetar glândulas salivares, rins e alterar funções psicológicas e psicomotoras.

resta-6

Por esses fatores está sendo abolido o uso da liga metálica. 

A restauração dentária da cor do dente ou de resina composta, é formada por resinas com várias cores o que faz com que a restauração fique completamente da cor do dente natural. Essa resina composta é adesivada no dente com adesivos muito fortes e de grande qualidade.

É claro que pensamos que o metal é mais forte que uma resina mas temos que ter em mente que as resinas atuais são de tecnologia tão avançada que podem possuir características de resistência maiores que a da liga metálica em questão.

 

Além da estética e da resistência, são materiais mais confiáveis e com menor impacto para a saúde do paciente e o meio ambiente.