Guia dos Dentes

Para ter dentes brancos, evite os alimentos escuros

Por Redação Doutíssima 23/03/2015

Você já cuidou dos seus dentes hoje? Se não, saiba que dentes brancos e saudáveis formam o nosso sorriso – e esse é o cartão de visitas de qualquer pessoa. Claro que existem tecnologias que ajudam a manter a saúde bucal em dia, mas isso não quer dizer que você pode deixar a escova e o creme dental de lado.

Dentes brancos atraem parceiros

Um sorriso bonito, além de ajudar a manter o organismo saudável, pode te ajudar a ficar mais atraente. É o que comprovou um estudo de 2012 feito por pesquisadores das Universidades Leeds e Central Lancashire, ambas na Inglaterra.

dentes brancos

Para ter dentes bonitos, afaste-se de alimentos que podem causar manchas. Fotos: iStock, Getty Images

A pesquisa mostrou que um conjunto de dentes brancos serve como atrativo para o parceiro do sexo oposto. Segundo os pesquisadores, os dentes funcionam como a cauda do pavão, ou seja, representam saúde.

 

Mas para que você possa manter os dentes brancos, é bom lembrar que é possível tomar certos cuidados e prevenir o risco de um sorriso escurecido. Esses cuidados começam com o que colocamos para dentro da boca, especialmente os alimentos.

 

Conheça 10 vilões dos dentes brancos

Os alimentos escuros são os maiores vilões do sorriso branco. Portanto, selecionamos dez dos principais itens que você deve evitar, ou consumir com certo cuidado.

1. Café

dentes-brancos

Um dos alimentos mais malvados para o seu sorriso é, sem dúvida, o café, que tem substâncias que podem manchar os dentes de acordo com a frequência de consumo.

 

2. Chá

dentes-brancos

Da mesma forma, o consumo abusivo de chá pode deixar seus dentes brancos manchados. Isso ocorre por conta do corante natural. Há quem acredite que até mesmo as versões mais claras dos chás podem alterar a pigmentação dos dentes.

3. Açaí

dentes-brancos

O açaí também deve ser evitado por aqueles que desejam manter os dentes branquinhos. A cor forte e escura da fruta vai manchar o seu sorriso se não for consumida com moderação.

4. Beterraba

dentes-brancos

A beterraba, por ser muito pigmentada, é outro alimento nutritivo, mas que pode ser algoz do seu sorriso de dentes brancos.

 

5. Vinho

dentes-brancos

O vinho tinto, além de ter substâncias pigmentadas, tanino e cromogênio, é muito ácido, e isso contribui para a desmineralização dos dentes. É bom que você tenha atenção até mesmo com o vinho branco. Portanto, consuma com moderação.

6. Suco de uva

dentes-brancos

O suco de uva funciona da mesma forma que o vinho. A dica para manchar menos é tomar com canudinho.

7. Molho de soja

dentes-brancos

Da mesma forma que o vinho, o molho de soja (shoyu) é escuro e ácido. O resultado é um produto que corrói e mancha os dentes.

8. Catchup

dentes-brancos

O molho de catchup e sua coloração avermelhada também podem alterar a pigmentação dos dentes.

9. Mirtilo

dentes-brancos

O blueberry (mirtilo) também possui muito pigmento e é preciso ter cuidado até com as receitas que levem a fruta, como tortas e sucos, que podem gerar manchas nos dentes.

10. Refrigerante

 

dentes-brancosPor fim, um dos mais consumidos pelas pessoas, o refrigerante é ácido e normalmente é cheio de açúcar. Além de corroer os dentes e deixá-los propensos à cáries, pode também manchar o seu sorriso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!