Guia dos Dentes

Saiba quantas vezes deve escovar os dentes por dia

Por Redação Doutíssima 20/09/2013

ed-2

Esse é um assunto que tem uma grande variedade de respostas. Já ouvi muitas coisas tanto de colegas dentistas, quanto na literatura sobre o assunto ou dos próprios pacientes. Tenho escutado todas essas respostas e sempre busco a mais sensata e de acordo com o que a odontologia preconiza. Hoje você vai saber quantas vezes deve escovar os dentes por dia.

ed-1

Quais são as respostas que ouvimos com maior frequência?

– Devemos escovar os dentes pelo menos antes de dormir.

– Devemos escovar os dentes três vezes ao dia.

– Devemos escovar os dentes depois das principais refeições do dia como café, almoço e jantar.

– Dentre outras respostas.

Temos que entender que escovamos os dentes para remover todas as substâncias que ficam na boca, presas a estruturas como dentes ou a língua e que, se ficarem por muito tempo, vão provocar problemas sérios como a cárie dentária ou o acúmulo de tártaro.

A partir do momento que entendermos esse raciocínio, fica fácil saber quantas vezes deve escovar os dentes por dia.

ed-3

Quantas vezes devemos escovar os dentes por dia?

Sempre converso com meus pacientes que a quantidade de escovações diárias é individual e pode variar de acordo com hábitos de dieta do paciente. 

Se você acabou de tomar café, escovou os dentes, saiu para trabalhar e assim que chega no trabalho coloca um bombom com bastante açúcar na boca ou toma um café adoçado com açúcar. Você vai passar a manhã inteira com a cavidade bucal cheia de açucares que vão ser utilizados pelas bactérias para derivar os ácidos que vão agredir os dentes.

Com esse raciocínio posso dizer que você deve escovar os dentes logo após ingerir alimentos com açúcar. se você passa o dia todo comendo, deve passar o dia todo escovando os dentes. Se você só se alimenta três vezes por dia, só vai escovar três vezes por dia.

ed-4

Não esqueça que a base de um sorriso saudável é uma boa escovação. Aos poucos vou falando sobre outras opções de escovação mas isso vai ficar para uma outra conversa.