Beleza > Cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Por Redação Doutíssima 23/09/2013

cabelos-volumosos

Para entender por que algumas pessoas têm fios de cabelos finos, é importante conhecer a estrutura do fio. Os fios de cabelos são compostos por três camadas, a cutícula, responsável pela proteção, a medula, porção central esponjosa do fio e, por último, mas não menos importante, o córtex, que dá cor, elasticidade, volume e força aos fios.

A espessura do fio depende do córtex, entre outros fatores. Geralmente, a causa dos fios finos é genética e, nesses casos, basta tomar os cuidados necessários para equilibrar esse tipo de cabelo. Porém, existem casos em que os cabelos vieram a ser finos com o passar do tempo, ou seja, o córtex do fio foi prejudicado por causa de algum processo. Se você faz parte dessa parcela da população que não nasceu com cabelos finos, procure o diagnóstico de um dermatologista antes de fazer qualquer tratamento.

Como aumentar o volume dos cabelos

Para ajudar as mulheres que sofrem com os fios finos, o Doutíssima dá algumas dicas para aumentar o volume dos cabelos. Confira!

  • Antes de mais nada, escolha o corte ideal para cabelos finos e sem volume.

  • Prefira shampoos que contenham proteína pois, em contato com os fios, o produto dá a impressão de cabelos mais densos.

  • Os condicionadores ideais para quem tem cabelos finos são aqueles à base de gel. Aplique somente da metade para as pontas dos fios e quando for retirar lave com água quase fria. Fazendo isso o risco de oleosidade diminui e o seu cabelo tende a ficar mais volumoso.

  • Para secar os cabelos com secador, abaixe a cabeça e jogue os cabelos para frente. Comece a secar pela nuca, depois percorra todo o couro cabeludo e, em seguida, o comprimento. Evite deixar o jato quente do secador muito tempo no couro cabeludo, para evitar a oleosidade. Para diminuir o frizz, coloque o jato frio do secador nos fios arrepiados.

  • Se quiser dar ainda mais volume aos cabelos, aplique um spray quando os fios estiverem úmidos. Aplique mecha por mecha e seque com secador na temperatura morna.

  • Para finalizar, a dica é lançar um jato frio do secador para dar a impressão de cabelos mais cheios e volumosos.

  • Produtos específicos para cabelos finos e sem volume e que tenham em sua formulação resina e pantenol, podem ajudar a aumentar o volume.

  • Não utilize pomadas, óleos para as pontas e finalizadores de cabelos.

  • Evite ficar passando as mãos nos cabelos.

 

 

Fonte: Beleza E Saúde | Vila Mulher