Cabelos

Cauterização capilar alisa cabelo ou apenas hidrata os fios?

Por Redação Doutíssima 09/06/2014

Em tempo de proibição do formol, em razão do risco de câncer trazido por essa substância, as mulheres buscam tratamentos alternativos e mais seguros para garantir fios sempre lisos, muito brilhantes e bem hidratados. Escova progressiva, marroquina, de chocolate e cauterização capilar são opções. Mas será mesmo que a cauterização capilar alisa cabelo?

Cauterização capilar faz hidratação profunda no cabelo e deixa aspecto de liso. Foto: Shutterstock

Cauterização capilar faz hidratação profunda no cabelo e deixa aspecto de liso. Foto: Shutterstock

A técnica, também chamada de selagem térmica, utiliza queratina e tem conquistado adeptas e despertado curiosidade, especialmente quanto à dúvida se a cauterização capilar alisa cabelo ou se atua apenas na sua hidratação dos fios.

Cauterização capilar alisa os cabelos?

Motivadas pela ideia de que a cauterização capilar alisa cabelo, muitas são as mulheres que têm buscado esta técnica como solução antifrizz. Na verdade, ao efetuar o procedimento, elas descobrem que não há o alisamento em si, mas que a cauterização capilar realiza uma hidratação profunda no cabelo.

O entendimento de que a cauterização capilar alisa cabelo surgiu em razão do aspecto que a técnica deixa após sua aplicação. O resultado é de fios mais macios, sedosos e com aparência mais lisa. Mas, no entanto, não há alisamento proporcionado pela cauterização capilar.

Como é feita a cauterização capilar

A ideia de que a cauterização capilar alisa cabelo não é verdadeira, mas nem por isso a técnica deve ser desprezada. Ela oferece resultados muito positivos enquanto técnica de hidratação profunda dos cabelos.

É indicado que a cauterização capilar seja feita uma vez ao mês ou a cada 15 dias, considerando casos de cabelos muito danificados. Ela é recomendada para todos os tipos de cabelo, mesmo para os casos de fios oleosos e cabelo com caspa, embora isto exija que o produto seja aplicado a cerca de dois centímetros do couro cabeludo.

Também a cauterização capilar pode ser feita em homens e em mulheres de todas as idades. Ela é especialmente recomendada para indivíduos submetidos a tratamentos capilares com muita química ou que possuem a tendência de escovar os fios com bastante frequência.

A cauterização capilar utiliza como ativo a queratina, que possui facilidade para se alojar entre os fios. O procedimento repõe a massa capilar e utiliza fontes de calor, o que garante um efeito bem mais prolongado.

Passo a passo para a cauterização capilar

A técnica de cauterização capilar pode ser realizada em um salão de beleza (onde tem custo aproximado de 200 reais) ou mesmo em casa, desde que utilizando os produtos adequados. Embora não seja difícil de fazer, os resultados costumam ser sempre melhores quando é buscado um profissional no assunto.

Caso opte pela solução caseira, confira como fazer no passo a passo abaixo:

1. Utilizando um xampu antirresíduos, lave os cabelos por duas vezes seguidas, o que fará com que os cabelos tenham suas cutículas abertas para receber os produtos aplicados em seguida;

2. Aplique um creme reconstrutor capilar para a hidratação e deixe o produto agir por 20 minutos;

3. Em seguida, volte a lavar os cabelos, desta vez utilizando um produto à base de queratina líquida;

4. Na sequência, você deve secar os cabelos com secador e passar chapinha;

5. Por fim, finalize com uma máscara de silicone.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite