Guia dos Dentes

Dicas para você não ter problemas com o aparelho dental

Por Redação Doutíssima 26/09/2013

 

 

 

 

 

São diversos os paciente que conseguem aprontar das mais variadas maneiras com o aparelho dental ou aparelho ortodôntico. Com isso, o tratamento vai demorar mais, vai ser mais dolorido, pode causar vários efeitos colaterais além de desgastar seu relacionamento com o dentista e como o tratamento é longo, um bom relacionamento é super importante.

dicas-15

 Para que nenhum desses problemas aconteça, você precisa seguir as dicas que vou citar abaixo:

1- Por melhor que seja o aparelho dental, você não pode roer nada duro, nem carnes duras. Tudo tem que ser bem cortado e colocado em pequenos pedaços na boca. Nada de roer gelo, farinha, chocolate congelado, pão duro, unhas, tampa de caneta, abrir garrafa de bebidas com os dentes, dentre muitas outras coisas que meus pacientes conseguem fazer com a maior naturalidade.

dicas-13

2- Higiene é fundamental. São vários os pacientes que não limpam direito o aparelho e ficam com problemas gengivais dos mais variados níveis. Isso atrasa muito o tratamento, dificulta a ação do ortodontista e deixa o tratamento mais caro e dolorido para o paciente. Em algumas pessoas é preciso que o ortodontista encaminhe para um periodontista e existem casos que precisa remover todo o aparelho dental para tratar com o periodontista e só depois recolocar o aparelho.

???????????????????????????????

3- Não toque no aparelho. Existem pacientes que gostam de ficar trocando ligas ou cutucando o aparelho com palito de madeira (não existe palito dental, ele não foi feito para colocar na boca), cutucar com a ponta da faca, achar que algo está errado e resolver apertar ou mexer nas peças do aparelho. Qualquer dúvida, retorne com seu dentista e não toque no aparelho por conta própria.

dicas-11

4- Vá nas manutenções mensais. Principalmente nos consultórios mais populares, os pacientes faltam muito nas manutenções mensais e somado a hábitos ruins como falei anteriormente, fazem com que o tratamento fique completamente descontrolado e isso vai provocar uma série de problemas e aborrecer o seu ortodontista. É importantíssimo que você leve a sério o tratamento e vá mensalmente nas manutenções, senão seu dentista vai estar sempre tendo que consertar algo e com isso vai ser difícil avançar com a mecânica ortodôntica que requer uma evolução gradual e contínua.

dicas-14

5- Aparelho dental não é brinquedo nem somente para estética. É um tratamento que requer dedicação e está diretamente ligado à sua saúde. Quanto antes você remover o aparelho, melhor para seu bolso, para seu ortodontista e para sua saúde. Você precisa entender isso para que seu tratamento siga como deve.

dicas-16

6- Se você não cooperar com o tratamento, o seu ortodontista não vai poder lhe ajudar muito e você poderá ter problemas sérios como perder dentes ou ter inflamações sérias na gengiva.

dicas-17

Escolha um bom ortodontista, siga o tratamento de acordo com as regras que precisa seguir e terá a certeza de dentes bonitos, em pouco tempo e para a vida toda.