Guia dos Dentes > Slider Home

Higiene oral é a melhor forma de prevenir doença periodontal

Por Redação Doutíssima 31/07/2015

Caracterizada por um conjunto de inflamações provocadas por bactérias, a doença periodontal tem caráter crônico e afeta desde o tecido da gengiva até os tecidos de suporte dos dentes. Esse problema dentário é também associado à gengivite e periodontite, infecções que levam à perda dos dentes quando não são tratadas.

 

Periodontal que dizer “em volta do dente”, por isso a doença se refere à infecção bacteriana crônica que afeta a gengiva e o osso que sustenta a dentição.

doença periodontal

A visita periódica ao dentista ajuda a evitar doenças que afetam dentes e gengiva. Foto: Shutterstock

Ela pode comprometer apenas um ou diversos dentes, tendo início quando a bactéria se instala na placa dental e leva à inflamação da gengiva. Saiba mais sobre a doença periodontal e descubra razões ainda mais importantes para manter a higiene da boca.

 

Como se desenvolve a doença periodontal

A doença periodontal e a gengivite estão diretamente relacionadas, já que a segunda é uma manifestação leve da primeira. Quando a gengiva fica com aspecto vermelho, inchado e sofre com sangramentos, ocorrem os primeiros sintomas do problema. O desconforto é moderado e o quadro é reversível apenas com acompanhamento profissional e higienização correta.

 

Quando não tratada, a gengivite evolui para a periodontite, quando a placa bacteriana se espalha e cresce por baixo da gengiva. Assim, toxinas são produzidas pela bactéria e causam irritação na boca, estimulando uma inflamação crônica que destrói os tecidos e os ossos que sustentam os dentes.

 

A partir de então, as gengivas se separam dos dentes e formam espaços, as chamadas bolsas periodontais. De aspecto infeccioso, elas avançam e se tornam mais profundas, afetando o tecido gengival e os ossos da boca. Apesar dos sintomas não provocarem muita dor em alguns casos, os dentes podem ficar moles e caírem.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Periodontia (IBRAPERIO), os sintomas da doença periodontal aparecem por meio de sangramento na gengiva durante a escovação ou uso de fio dental, e inchaço ou flacidez gengival, que pode vir acompanhado de afastamento dos dentes.

 

Além disso, o mau hálito é bastante comum em pacientes que desenvolvem o quadro, bem como presença de pus na boca e alteração na forma da mordida. Alguns casos ocorrem por relação genética, quando outros membros da família já apresentaram o quadro.

 

Fumantes e pessoas com dentes sensíveis são parte do grupo de risco, mas com menor intensidade. A principal causa da doença é a falta de higiene bucal, quando ocorrem depósitos de tártaros na superfície dental, principalmente perto da gengiva.

 

doença periodontal 

Previna-se da doença periodontal

É fácil prevenir a doença periodontal: basta higienizar corretamente a boca. Bochechos com água, escovação e uso de fio dental são muito eficientes no combate ao problema.

 

O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, com escova macia, sempre após o café da manhã, o almoço e antes de dormir. Quem possui próteses deve higienizar a boca também.

 

Consulte um dentista a cada seis meses para verificar a saúde dos dentes e gengivas, removendo possíveis impurezas bucais que não saem apenas com a escovação.

 

Mantenha uma dieta equilibrada, sem consumir açúcar em excesso para prevenir cáries.

 

Em estágio inicial, a doença pode ser tratada facilmente, apenas com a higienização. No entanto, somente o dentista pode indicar o melhor tratamento para casos severos, de acordo com a situação do paciente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!