Guia dos Dentes

Confira 10 inimigos dos dentes que devem ser evitados

Por Redação Doutíssima 03/10/2015

Em 3 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional que ajuda a ter um sorriso bonito e saudável. Cuidar dos dentes é essencial e por isso, é preciso visitar um odontologista com regularidade e ficar longe dos inimigos dos dentes. Há muitos alimentos, bebidas e hábitos capazes de prejudicar seu sorriso sem você perceber.

 

Boca saudável deve ter apoio profissional

Você escova os dentes direitinho, passa fio dental diariamente, mas nem sempre vai ao dentista, afinal, não há algo errado com seus dentes. Acontece que muitos problemas dentais ficam ocultos até se revelarem e virarem uma grande dor de cabeça. Por isso, é importante visitar o dentista com frequência para manter uma boa saúde bucal.

inimigos dos dentes

Para manter a saúde bucal, é preciso cuidar da alimentação e visitar um dentista. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo publicado no The Journal of Dental Research sugere que a frequência de visitas ao dentista para limpezas e outros serviços preventivos deve ser adaptada aos fatores de risco de cada pessoa para a doença periodontal.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo 60 a 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos têm cáries dentárias. A OMS ainda aponta alguns fatores de risco para doenças bucais: dieta pouco saudável, uso de tabaco e álcool, má higiene oral e questões sociais.

 

É por isso que os dentistas são profissionais essenciais para a saúde humana e também possuem um merecido dia para celebrar essa profissão. Visitá-los ainda é uma excelente alternativa se você não está satisfeita esteticamente com seus dentes – muitas vezes eles têm a solução.

 

Piores inimigos dos dentes

A camada de esmalte é aquela que envolve e protege a superfície do dente. Tudo o que você come e bebe afeta a saúde dos dentes e, em alguns casos, especificamente o esmalte dental. Veja quais são os 10 piores inimigos dos dentes:

 

1. Cigarro

inimigos dos dentes

Hábito de fumar no dia a dia é capaz de favorecer o aparecimento de manchas nos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Outra razão para parar de fumar é a saúde oral. A nicotina favorece o aparecimento de manchas nos dentes, torna o esmalte escuro e prejudica tecidos das gengivais.

 

2. Sucos cítricos

inimigos dos dentes

Por mais que faça bem para o corpo, o consumo de sucos cítricos pode desgastar os dentes. Foto: iStock, Getty Images

Frutas cítricas são boas opções porque fornecem nutrientes como vitaminas C e D, benéficas para a boca. Porém, se consumidos em excesso podem ser prejudicais – principalmente o limão, capaz de desgastar o esmalte do dente.

 

3. Vinagre

inimigos dos dentes

Consumo em excesso de vinagre na alimentação diária pode afetar a saúde dos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Excessivamente ácido, pode afetar o esmalte do dente.

 

4. Chá e café

inimigos dos dentes

Por mais que você ache o café saboroso, em excesso ele pode causar manchas nos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Além de manchas, eles são capazes de destruir a molécula hidroxilapatite, envolvida no sistema de estratificação do esmalte.

 

5. Catchup

inimigos dos dentes

Molhos, temperos e catchup possuem ingredientes ácidos, capazes de afetar a saúde dental. Foto: iStock, Getty Images

Composto por vinagre e ácido acético, não se deve abusar ao consumi-lo. Ele pode danificar o esmalte. A dica vale para todos molhos e temperos com ingredientes ácidos.

 

6. Pipoca

inimigos dos dentes

Muitas vezes rica em açúcares, a pipoca é um alimento capaz de danificar os dentes. Foto: iStock, Getty Images

Aquela pipoca de cinema é um alimento rico em carboidratos e açúcares, que podem ser fermentados, formar ácido láctico e prejudicar o esmalte. Escove os dentes imediatamente depois de comer esse lanche.

 

7. Massas e pão

inimigos dos dentes

Caso os dentes não sejam escovados após o consumo de pães, eles podem ser danificados. Foto: iStock, Getty Images

Também contêm ácido láctico, sendo recomendável escovar os dentes depois de comer.

 

8. Chiclete

inimigos dos dentes

Capaz de causar erosão nos dentes, o chiclete é uma guloseima que deve ser evitada na rotina. Foto: iStock, Getty Images

Mascá-lo não é bom para o esmalte do dente porque em razão de sua composição pode causar erosão do esmalte e favorecer a cárie dentária.

 

9. Gelo

inimigos dos dentes

Se forem mordidos, os cubos de gelo são capazes de causar alguns problemas nos dentes. Foto: iStock, Getty Images

Mastigá-lo é refrescante, mas também presta um desserviço aos dentes. Devido à dureza, uma mordida pode causar rachaduras e fraturas nos dentes.

 

10. Escovas duras

inimigos dos dentes

Para evitar que a gengiva e os dentes fique machucados, opte por escovas com cerdas macias. Foto: iStock, Getty Images

A boa higiene dental inclui o uso de uma escova adequada. Evite escovas muito duras porque elas podem desgastar o esmalte e até mesmo danificar a gengiva se usadas com muita força.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros