Alimentação infantil > Filhos

Quando é hora de introduzir a papinha na alimentação dos bebês

Por Redação Doutíssima 02/10/2013

Mães de primeira viagem sempre têm perguntas sobre a alimentação de seus bebês. Sabemos que a recomendação médica é que os pequenos se alimentem apenas do leite materno até os 6 meses de idade. Porém, mesmo não deixando de dar o peito para os bebês, algumas mães introduzem outros alimentos, geralmente em forma de papinha, antes desse período básico de aleitamento. A final, quando é a hora certa de mudar a alimentação dos bebês?

 

BEB-CO~1

 

Até os 6 meses

 

Nem água, nem chás ou sucos. A alimentação do bebê deve ser baseado apenas no leite do peito. O leite materno é alimento e medicamento para o bebê, imunizando-o contra inúmeras doenças. Além disso, esse simples ato faz com que mãe e filho estreitem os laços afetivos. Quando uma mãe não pode amamentar,os pais podem recorrer à bancos de leite ou à fórmulas infantis prescritas pelo pediatra. Jamais substitua o leite materno por leite de vaca industrializado, isso pode comprometer o desenvolvimento da criança, deixando sequelas como problemas cognitivos, anemia, prejuízo ao crescimento, falta de proteção contra infecções e maior vulnerabilidade a doenças crônicas.

 

 

 À partir dos 6 meses

 

As mudanças começam a ocorrer à partir desse período no que tange à alimentação dos bebês. Nesta fase novos alimentos devem ser introduzidos na dieta dos pequenos, como frutas e legumes em textura de papinhas salgadas e doces. Mas não deixe de amamentar seu filho. O cardápio se organiza em média com quatro mamadas para duas papinhas. Os pediatras indicam que as papas sejam pastosas e não líquidas. Para isso, evite usar liquidificador ou multiprocessadores. Amasse, peneire, rale, raspe ou esprema os alimentos. Privilegie sempre os vegetais e frutas frescas e da estação. Nunca adicione sal ou açúcar às papinhas. Você também deve começar a dar água e sucos para o seu bebê, mas não use mamadeiras. Ofereça as bebidas em copo, para evitar problemas na amamentação pela criança confundir os bicos. Faça os sucos em casa, sem adicionar açúcar por mais que você ache que seja preciso.

 

 

Fonte: Bebê Abril.