Alimentação infantil > Nutrição

Como preparar uma merendeira saudável para o seu filho

Por Redação Fortíssima 24/02/2016

A maioria dos pais sempre tem dúvidas na hora de preparar a merendeira da escola. Pode ser muito difícil escolher alimentos que ao mesmo tempo agradem o paladar dos pequenos e sejam saudáveis. A boa notícia é que é possível unir o útil ao agradável, basta um pouco de criatividade.

Lanche na escola é importante

Os lanches são especialmente cruciais para crianças. São eles que oferecem energia ao corpo entre uma refeição e outra. Na escola, escolher as comidas certas também pode aumentar a capacidade de concentração e auxiliar no desenvolvimento. 

Pode parecer óbvio, mas vale lembrar: as crianças têm estômagos menores do que os adultos. Por isso, são incapazes de comer muito a cada refeição – e, normalmente, ficam com fome entre elas.

Vale lembrar que o alimento é transformado em glicose no corpo. É essa substância que dá ao corpo do pequeno e ao cérebro a energia que precisa para um impulso de concentração. Mas, ainda que escolher o lanche certo seja importante, essa nem sempre é a realidade.

Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, dá o tom do problema. Os pesquisadores apuraram que cerca de metade de todos os alunos do ensino fundamental compra batatas fritas, sorvete ou lanches semelhantes em lanchonetes escolares.

O que nem todos sabem é que o excesso de gordura e açúcares em certos alimentos pode realmente afetar a vida escolar da criança e devem ser evitados. A melhor forma de controlar é preparar um lanche em casa, com cuidado para associar o gosto da criança e os nutrientes dos alimentos.

Merendeira

Um sanduíche recheado de salada é uma boa pedida. Foto: iStock, Getty Images

Preparando uma merendeira saudável

Na hora de preparar a merendeira do seu filho, não se esqueça de planejar com antecedência. Isso lhe dá a oportunidade de pensar melhor em cada item do lanche. Outra saída é abusar da criatividade: coloque a comida em potes com seu personagem favorito e use guardanapos e utensílios coloridos. Assim,  tudo fica mais convidativo.

Agora é só caprichar na escolha. Para não ficar na dúvida, confira cinco alternativas saudáveis e saborosas:

  • Frutas

As frutas são naturalmente doces. Quando servidas desde cedo, costumam ser apreciadas pelos pequenos. Elas podem ser oferecidas inteiras, cortadas, em cubos ou em fatias

  • Sanduíche com hummus

O hummus é um alimento totalmente natural e cheio de proteína para aumentar a energia. Você pode espalhá-lo em pão pita para ajudar na saciedade. Se quiser e a criança gostar, pode adicionar mais alguns vegetais

  • Pipoca

É uma escolha ótima se você está procurando um lanche com baixo teor calórico e que contenha alguma fibra. Apenas evite salgá-la em excesso. Com uma pitada de queijo parmesão, canela, ou ervas você pode transformar esse lanche comum em algo único, saboroso e gratificante.

  • Mix de nozes

Excelentes fontes de proteínas, as nozes são uma alternativa para as crianças. Isso porque são ricas em ômega 3, que ajuda a pensar com mais clareza e manter o foco durante todo o dia

  • Chocolate meio amargo

Enquanto o chocolate pode parecer um vilão na merendeira das crianças, quando ele contém maior teor de cacau oferece antioxidantes que aumentam a produção de endorfinas e, por consequência, o foco e a concentração.

E você, o que coloca na merendeira do seu filho? Deixe um comentárioE não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!