Guia dos Dentes

Enxaguatório bucal: como escolher seu líquido de bochecho

Por Redação Doutíssima 16/10/2013

gg-1

Se tem uma coisa que me deixa cada vez mais espantado é a variedade de produtos que os Brasileiros usam para bochechar. São diversos os produtos químicos ou naturais e realmente vários podem trazer benefícios, alguns não fazem efeito nenhum e outros fazem muito mal à boca. Hoje vamos conversar sobre qual líquido usar para bochecho.

Os mais variados produtos de bochecho já existem no mercado odontológico e ainda existem pacientes que inventam bochechos ou seguem dicas malucas dos familiares e amigos. Alguns produtos que já ouvi pacientes falarem que utilizam para bochecho são:

– Antissépticos bucais que são vendidos em farmácias e supermercados dos mais variados sabores, cores e ingredientes.

– Bochechos com clorexidina que pode ser pré-fabricada ou feita sobre encomenda com concentrações receitadas pelo dentista.

– Bochechos com produtos naturais como o óleo de girassol ou misturas como água e sal.

– Bochechos com água oxigenada.

Não vou falar hoje o que cada um tem como características, vamos nos deter à conversar sobre qual escolher e como escolher mas em próximas conversas falaremos sobre cada um desses bochechos, seus benefícios e malefícios.

gg-2

Como faço para usar a maioria dos bochechos que realmente podem fazer bem à saúde?

– Tente fazer o bochecho após a higiene oral (escovação e fio dental). Não esqueça de escovar a língua.

– Seria aconselhado fazer 2(dois) bochechos diários: manhã e noite.

– Temos como medida, normalmente, a tampa do frasco que já é um medidor.

– Os produtos de hoje não são para serem diluídos. A não ser que tenham alguma característica de concentração.

– Não lavar a boca com água após bochecho.

-Não ingerir líquidos e alimentos até 30 minutos após bochecho.

-Deixar o frasco fora do alcance de crianças.

-Não fazer uso freqüente de produtos como a clorexidina sem orientação do seu dentista. 

gg-3

Como escolher o seu produto para bochecho?

– Dê preferencia para produtos sem corantes e sem álcool assim, você conseguirá usar o produto por mais ou menos 1 minuto, sem arder muito na boca ou causar manchas na superfície do esmalte.

– Não vá somente pelo preço, tente escolher marcas mais conhecidas e com isso, terá certeza de que a qualidade do produto segue as normas de qualidade.

– Não utilize qualquer coisa, que alguém lhe disse, na boca; existem produtos que fazem muito mal aos dentes. E mesmo com os produtos mais fortes que podem ser benéficos aos dentes, é necessário a supervisão de seu dentista.

– Muito cuidado com produtos como água oxigenada, ela pode lhe causar muitos problemas. Hoje ainda vamos falar mais sobre ela.

gg-4

O ideal é ir ao seu dentista, ele vai lhe avaliar e de acordo com sua necessidade, escolher e receitar um bochecho para o seu uso.