Clínica Geral

Saiba mais sobre a doença de Dent

Por Redação Doutíssima 27/12/2014

​Sem uma cura conhecida, a doença de Dent é considerada um problema genético bastante raro que afeta principalmente os rins. Essa patologia causa uma eliminação muito grande de proteínas e minerais através da urina. Isso facilita o aparecimento mais recorrente de pedras nos rins e é causa de problemas graves, como a insuficiência renal.

 

Em geral, é uma doença que afeta mais frequentemente o sexo masculino, não sendo descartada sua presença em mulheres, com sintomas atenuados.

 

doença de dent

Rins são os órgãos atacados por esta doença de origem genética. Foto: iStock, Getty Images

 

Alguns tratamentos auxiliam na redução dos sintomas, prevenindo as lesões que ela possa provocar e que causam problemas renais mais sérios. Ela é causada por uma mutação genética que acontece no cromossomo X.

Sintomas da doença de Dent

A identificação principal da doença de Dent se dá através da urina. É possível, entre os sintomas, identificar uma cor mais escura do xixi, muitas vezes com espuma. Além disso, o sangue na urina costuma ser um sinal característico da doença.

 

Preste atenção se você está tendo crises renais com frequência. No caso de muitas dores nos rins, faça um exame de urina. A doença pode ser detectada através desse procedimento, que aponta um aumento muito grande de proteínas ou cálcio sem motivo aparente.

 

Os sintomas da doença de Dent podem aparecer já na infância, e vão piorando ao longo da vida, ainda mais quando o tratamento não é seguido de forma adequada. A prevenção se dá através do controle periódico da saúde urinária, fazendo exames de rotina, inclusive o teste de urina.

 

Tratamento da doença de Dent reduz  sintomas

É o nefrologista (especialista em sistema urinário, principalmente rins) o médico responsável por indicar o tratamento adequado para a doença de Dent. De acordo com ele, são receitados medicamentos com a intenção de atenuar os sintomas causados pela patologia.

 

Geralmente, são administrados diuréticos a fim de prevenir o aparecimento de pedras nos rins. A Metolazona e a Indapamida são os remédios mais utilizados para evitar a eliminação extrema de minerais do organismo, o que costuma causar os transtornos renais.

 

O desenvolvimento da doença pode provocar outros graves problemas. A insuficiência renal e o enfraquecimento dos ossos são os principais empecilhos causados, que necessitam da ingestão de vitaminas, suplementos e realização de diálise, além de um tratamento com acompanhamento específico.

 

Proteína pode ser a cura da doença de Dent

Existe uma proteína chamada CLC-5 que tem função transportadora, mas é pouco recorrente em pacientes que apresentam a doença de Dent. Esse componente do organismo é o que permite que alguns íons atravessem as membranas das células e alcancem qualquer lugar que seja necessário.

 

Quando os rins filtram o sangue, removem os resíduos que não precisamos, deixando apenas os minerais e hormônios que o corpo requer. Porém, para que as células dos rins peguem de volta esses nutrientes, absorvendo-os novamente, passamos por um processo chamado endocitose, quando as moléculas maiores conseguem viajar através da membrana celular.

 

Nessa etapa, é formado um espaço para a molécula entrar, o endossomo, que precisa ser ácido para funcionar. A CLC-5 dá prótons aos endossomos, acidificando-os. Ou seja, sem ela, ele não funciona corretamente, provocando a perda de vitaminas e hormônios. A partir disso, cientistas trabalham em novos tratamentos para a doença.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!