Clínica Geral > Filhos > Saúde

Diarreia do seu bebê : Tudo o que você precisa saber sobre o cocô do seu bebê (parte 2)

Por Redação Doutíssima 03/12/2013

Aprenda sobre as fezes “anormais” do bebê.

 

trocando-a-fralda

 

Diarreia

 

Seu bebê pode estar com diarreia se o cocô estiver altamente líquidos, sem grãos; se ele fizer cocô com mais frequência ou em mais quantidade do que o habitual; e se as fezes jorram de maneira incontrolável. Se você está amamentando seu bebê, é menos possível ele sofrer de diarreia. Na verdade, o leite materno protege o sistema digestivo.

Os bebês alimentados com mamadeira são mais suscetíveis a infecções e por isso é importante lavar os equipamentos utilizados com cuidado e sempre lavar as mãos antes de preparar a mamadeira. Se o seu bebê estiver com diarreia, pode ser devido a uma infecção como a gastroenterite; ao consumo excessivo de frutas ou suco de frutas; à uma reação a um medicamento ou À intolerância ou alergia a um alimento.

Seu bebê pode reagir fortemente ao leite em pó se você usa mamadeira. Não hesite em consultar o seu pediatra ou médico antes de mudar de marca de leite em pó, porque talvez, não sejam essas as causas dos problemas digestivos do  bebê.

Se os dentes do bebê estão nascendo, as fezes podem ficar mais macias do que o normal, mas isso não deve causar diarreia. Esta fase não dura muito tempo, mas pode causar eritema das nádegas. Em bebês mais velhos, a diarreia também pode ser um sinal de constipação grave. Pode ocorrer que fezes líquidas sejam evacuadas enquanto as fezes duras permanecem bloqueadas.

Uma diarreia deve desaparecer sem tratamento após 24 horas. Se este não for o caso, consulte o seu médico ou pediatra pois a criança pode ficar desidratada. Se o seu bebê tiver pelo menos seis episódios de diarreia nas últimas 24 horas, consulte o seu médico com urgência.

 

Prisão de ventre

 

Muitas vezes, os bebês ficam vermelhos e fazem muita força quando eles fazem cocô. Isto é normal. Por outro lado, você pode suspeitar de um caso de constipação quando:
• seu bebê parece realmente ter problemas para fazer cocô.
• as fezes do seu filho são pequenos e secas e se parecem com cocô de coelho, ou quando eles são duras e volumosas.
• seu bebê fica chateado com facilidade, se contorce e chora quando faz cocô.
• a barriga do seu bebê está duro quando você a toca.
• as fezes do seu bebê contém sangue. Isto pode ser devido a pequenas fissuras de pele na camada anal que ocorrem quando as fezes do seu filho são muito duras e grandes.

Muitas vezes, os bebés amamentados sofrem menos constipação do que os bebês alimentados com mamadeira. Na verdade, os nutrientes do leite materno promove fezes amolecidas. Um excesso de leite em pó no frasco pode também conduzir à obstipação. Siga as instruções do fabricante com cuidado quando você preparar uma garrafa. Primeiro despeje a quantidade recomendada de água antes de adicionar o leite em pó.

A constipação também pode ser devido à febre, desidratação, uma mudança no consumo de líquidos, uma mudança na dieta ou estar ligada ao consumo de certos medicamentos.

 

Fezes verdes

 

Cocô verde pode ser um sinal de que seu bebê recebe muita lactose (o açúcar natural encontrado no leite). Isso muitas vezes pode acontecer se você amamentar o seu filho, mas ele não mamar o final do leite que fica no peito. Este leite é mais rico e ajuda a satisfazer o seu bebê. Certifique-se que o bebê termine todo o leite de uma mama antes de mudar para a outra.

Se os sintomas persistirem mais de 24 horas, consulte o seu médico ou pediatra. Fezes verdes pode ser devido a:

• a marca de leite em pó que você usa para preparar mamadeira do seu bebê. Alguns leite em pó dão uma aparência verde escura ao cocô.
• sensibilidade alimentar.
• os efeitos colaterais devido à ingestão de um medicamento.
• os hábitos alimentares do bebê.
• vírus intestinal.

 

Fezes muito pálidas

 

Isto pode ser um sinal de icterícia, um sintoma muitas vezes sofrido por recém-nascidos e desaparece duas semanas após o nascimento. Recomenda-se consultar um médico ou pediatra se os sintomas persistirem.

 

Vestígios de sangue no cocô

 

Pode ser que você encontre vestígios de sangue nas fezes do bebê, se o seu bebê estiver com prisão de ventre. Como ele faz muita força para empurrar as fezes duras, é comum que surjam fissuras anais na pele ao redor do ânus que sangram quando o bebê faz cocô.  Se você observar sangue nas fezes do bebê, consulte o seu médico ou pediatra.