Guia dos Dentes

Os segredos por trás da pasta dental clareadora

Por Redação Doutíssima 26/10/2013

Dentes brancos deixam as pessoas mais atraentes

Um assunto que parece que não tem mais fim é com relação às pastas clareadoras dentais. São várias as perguntas: se ela realmente funciona para clarear dentes definitivamente, se usada de forma diária? Vamos conversar sobre algumas pastas e se realmente podem lhe ajudar e você vai decidir se vale a pena usar pasta dental clareadora.

den-2

O sistema de clareamento dental no dentista ou com o sistema caseiro funciona de uma forma bem diferente do que prometem as pastas de clareamento dental. As pastas dentais foram criadas com a intenção de potencializar a limpeza bucal e somar a ação mecânica da escovação com a ação química do dentifrício. A pasta dental propõe eliminar a concentração de microrganismos, equilibrar a acidez da boca, fortalecer os dentes e remover a placa bacteriana. Acho de vital importância uma boa higiene dental e para que possamos alcançar, precisamos da pasta dental de boa qualidade.

den-4

O que você precisa entender é que essa linha de pasta dental clareadora age fazendo uma limpeza superficial, com isso, existe um efeito visual de clareamento ou branqueamento dental, devido a remoção das manchas superficiais ou sujeiras superficiais. Além disso, é preciso ter cuidado com essa linha de pasta que costumo indicar para meus pacientes somente como um complemento às técnicas de clareamento dental profissional e com posologia apropriada para manter o resultado conquistado por seu dentista. É uma pasta que se torna perigosa devido seu nível de abrasividade dentária e por consequência, uma possível sensibilidade quando usada de forma errada e por períodos maiores de tempo.

den-3

Resumindo: as pastas que se propõe a fazer o clareamento ou branqueamento, contém partículas abrasivas que removem a camada superficial do esmalte junto com as manchas mais superficiais. Quando a pessoa usa por muito tempo, há uma remoção continua do esmalte devido ao uso prolongado e a dentina, que é a camada abaixo do esmalte e na maioria das vezes tem uma tonalidade mais amarelada; se torna mais visível, deixando o dente, novamente com uma cor mais amarelada. Alguns dentistas são contra a utilização dessas pastas durante o clareamento dental devido o dente estar mais susceptível à sensibilidade por conta da remoção de algumas camadas de esmalte pelo abrasivo.

den-1

Se você estiver com acompanhamento constante com um dentista, vai poder ter a certeza de ser bem aconselhado não só quanto a pasta dental mas também com a escova dental, hábitos diários de alimentação e muitos outros benefícios que vão lhe dar o prazer de ter uma boa saúde bucal.