Guia dos Dentes

Saiba mais sobre o gel clareador de dentes e seus efeitos

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

cla-1

Esse é um assunto que gera muitas dúvidas na cabeça da maioria dos pacientes que querem fazer o clareamento mas morrem de medo dos seus efeitos colaterais. Se você conhecer melhor os mistérios por trás do gel clareador de dentes vai poder ficar mais tranquila e saber que quando feito de forma correta, o clareamento ou branqueamento dental é extremamente seguro e com poucos ou nenhum efeito colateral. Hoje vamos ter uma conversa somente sobre as características desse gel e seus efeitos no dentes bem como, o motivo de acontecer a mudança de coloração do dente.

cla-5

Conhecendo melhor os riscos e perigos dos peróxidos:

Os peróxidos como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida possuem:

– Perigos mais significativos: Irritações e queimaduras no local.

– Efeitos prejudiciais: Pode causar irritação e queimaduras nos olhos e pele e prejudicar o sistema respiratório em casos de inalação.

– Efeitos no ambiente: O produto é um forte agente oxidante e com isso, pode liberar oxigênio o que pode influenciar na combustão de produtos inflamáveis.

– Perigos físicos e químicos: Risco de decomposição quando em contato com impurezas, metais, álcalis,
agentes redutores e substâncias incompatíveis e isso deve ser avaliado em pacientes com restaurações metálicas na cavidade bucal.

– De uma forma geral tem como principais sintomas: Irritação, queimaduras, conjuntivite, asma, doenças respiratórias.

cla-2

É claro que os peróxidos utilizados na odontologia, para clareamento dental, possuem muita segurança e concentrações incapazes de provocar problemas mais sérios. Isso nos dá uma maior segurança para que possamos trabalhar por um período de tempo que gira em torno de 1 hora, sem provocar problemas para o paciente, para a equipe ou para o próprio dentista.

Agora que você já conhece a ação dos peróxidos do ponto de vista geral, posso falar do ponto de vista da ação no dente, ligada ao clareamento:

– O que você precisa entender é a ação dos famosos radicais livres. Esses rapazes, ou melhor, senhoras, são moléculas muito reativas que oxidam com facilidade várias substâncias que passam por seu caminho. As pigmentações ou manchas dos dentes, se encontram entranhadas na estrutura dentária, mais comumente no esmalte.

cla-3

– Quando colocamos o gel clareador de dentes, que contém os peróxidos, ele vai entrar na estrutura do dente e realizar as reações químicas necessárias para que os radicais livres sejam liberados e oxidem ou decomponham as pigmentações.

– O dentista precisa ficar atento para a instabilidade dos peróxidos. Esse é o motivo de eu preferir o clareamento profissional ao invés das outras opções.

 

É isso mesmo pessoal, deixem seus dentes brancos e belos, sem esquecer da saúde e dos efeitos colaterais.