Clínica Geral

Mito ou Verdade: aspirador de pó faz mal para a saúde

Por Redação Doutíssima 12/11/2013

O aspirador de pó, grande aliado da praticidade na hora de fazer a limpeza da casa, também pode ser um grande vilão para a saúde e é possível que, depois de ler este artigo, muita gente deixe de lado essa ferramenta tão útil para a vida doméstica. E então, aspirador de pó faz mal para a saúde mesmo? Saiba mais!

Vacuum_web

Um estudo publicado na revista Applied and Environmental Microbiology mostrou que o aspirador de pó esconde muitas coisas abomináveis e extremamente prejudiciais à saúde.

A pele humana e os cabelos são as principais fontes das bactérias encontradas na poeira do solo, bactérias estas que, através dos movimentos e das diferentes dispersões de ar provocadas pelo aspirador de pó, podem ser rapidamente colocadas em contato com o ar do ambiente e inaladas. Foi o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Queensland, da Universidade de Cardiologia e de Pneumologia do Quebec e da Universidade de Laval, também no Quebec. Os resultados do estudo disseram que o ato de passar o aspirador, mesmo que seja um ato normalmente bem breve, pode liberar quantidades importantes de bactérias provenientes do homem. Emissões como esta conduzem potencialmente a uma inalação de aerosóis infectados ou alérgicos.

A pesquisa foi feita com base nas substâncias encontradas em 21 sacos de reserva de sujeira de aspiradores de pó, através dos quais os pesquisadores puderam chegar às conclusões de que o aspirador de pó representa um grande perigo para a saúde. Os cientistas e pesquisadores mediram as emissões dos aspiradores usando uma espécie de soprador de ar limpo, para se certificar de que as bactérias não eram provenientes diretamente do aspirador. Entre as inúmeras substâncias encontradas no produto absorvido pelo eletrodoméstico, se encontram fungos, mofo, bactérias, estes que também foram estudados profundamente e, alguns deles, comprovaram enorme resistência a antibióticos.

E então, é muito arriscado fazer faxina usando um aspirador de pó? Após os resultados da pesquisa, os pesquisadores sugeriram que, de fato, a ideia de que o uso desses aerosóis pode ter efeitos diversos na saúde das pessoas é verdadeira. Pessoas alérgicas, recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico debilitado são os mais prejudicados pela ação dessas substâncias.

No entanto, este estudo não mostra que existe uma relação entre o que se encontra na sujeira do aspirador com os problemas de saúde. Os cientistas afirmam, apenas, que o uso do aspirador de pó nos coloca em exposição a esses bioaerosóis que podem ser responsáveis por causar ou agravar doenças. Por isso, é essencial pensar em trocar regularmente o saco de evacuação do aspirador, mas essa ainda não é uma desculpa válida para deixar a faxina de lado.