Clínica Geral

Saiba agora mesmo se o seu metabolismo é lento ou acelerado

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

alho controlar peso
Você sabe como funciona o seu metabolismo?

Você com certeza já ouviu alguém dizer que não consegue emagrecer porque o seu metabolismo  é lento, ou ao contrario, você também já deve ter ouvido alguém dizer que não consegue ganhar peso, pois tem o metabolismo acelerado. Algumas pessoas conseguem engordar ou emagrecer mais rápido do que outras, tudo depende do metabolismo de cada um. Conhecer o ritmo do seu metabolismo pode te ajudar a saber o que fazer para ganhar ou perder peso.

Metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. Alguns fatores podem contribuir para as variações de metabolismo entre as pessoas, por exemplo: a frequência das refeições (se a pessoa ficar muito tempo em jejum, o metabolismo é reduzido); a idade (o metabolismo diminui conforme a pessoa vai envelhecendo); a massa muscular (quanto maior a quantidade de massa muscular, mais acelerado será o metabolismo); falta de atividade física (aumenta com sua prática regular) e os fatores genéticos.

A Taxa de Metabolismo Basal (TBM) é a quantidade calórica ou energética que o corpo precisa em um período de vinte e quatro horas, mantendo-se em permanente repouso, e fazendo um jejum de pelo menos doze horas, sem prejudicar o funcionamento de todos os órgãos e mantendo a temperatura corporal normal.
Calcular a taxa  do seu metabolismo é simples, você vai precisar de algumas informações básicas como  a idade, o peso, a altura e da taxa de atividade.

A taxa de atividade é baseada na frequência de atividade física que a pessoa faz. Veja os números abaixo para saber qual corresponde ao seu perfil:

Taxa de atividade

1. Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício)
2. Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana)
3. Moderadamente ativo = 1.65 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana)
4. Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana)
5.Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia)

peso-1

A fórmula para realizar o cálculo da taxa de metabolismo basal é diferente para homens e mulheres.

– No caso dos homens, a fórmula para calcular o IMB é:

{66 + [(13,7 x Peso(kg)) + ( 5 x Altura(cm)) – (6,8 x Idade(anos))]}

– No caso das mulheres, deve ser aplicada a fórmula:

655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) – (4,7 x Idade(anos))]}

Você deve multiplicar o resultado pela taxa de atividade.

Veja um exemplo do cálculo:

Imaginemos o exemplo de uma pessoa de 28 anos com 1,65m de altura e 52 kg e sedentária que queira ganhar peso. Aplicando a formula do TMB obtemos o seguinte resultado:1025,57. Multiplicando este valor pela taxa de atividade de uma pessoa sedentária (1,2); obtemos o valor de 1230,68Kcal. Ou seja, se ela segue uma dieta de 3900Kcal por dia com o objetivo de ganhar peso, ela teria que adicionar a quantidade de calorias além da taxa do seu metabolismo basal para poder engordar.