Nutrição

7 maneiras de transformar sua alimentação

Por Redação Doutíssima 13/11/2013

arrozintegral11. Mude para opções ricas em fibras
Limpe sua cozinha de todos os alimentos fortemente refinados, incluindo cereais matinais açucarados, biscoitos e batatas fritas. Quaisquer itens com farinha brancos, como pães brancos, massas e arroz devem ser abandonados. o seu corpo tem de trabalhar muito mais para digerir estes alimentos pois eles têm o índice nutricional baixo e enzimas vivas. Passe a optar por alimentos ricos em fibras, como pães integrais, quinoa, arroz integral, massas, macarrão e trigo integral.

 

 

2. Coma nozes, sementes e grãos
Comer refeições tais como saladas cruas e legumes cozidos no vapor, legumes, nozes e sementes vai ajudar em processos de limpeza naturais do corpo. Experimente diversos tipos de nozes, sementes e grãos. Reduza a carne vermelha  e elimine carnes processadas inteiramente do seu cardápio. Coma mais refeições vegetarianas. Inclua ervas frescas e especiarias em abundância para ajudar na digestão.

 

3. Frutas e vegetaisFRUTAS-certa-704632
Se você tiver como, estoque (congele) as frutas e vegetais da estação que você sabe que não encontrará em bom estado depois. Compre alimentos orgânicos sempre que puder, pois eles crescem com menos pesticidas e outros produtos químicos e seu fígado agradece. Não se esqueça de sempre variar  nas folhas e ervas frescas para sua salada.

 

4. Ajude seu sistema digestivo
O sistema digestivo pode ficar um pouco lento quando comemos alimentos gordurosos em excesso. Tente tomar uma colher de chá de vinagre de maçã de boa qualidade dissolvido em um copo de água antes de cada refeição principal, ou suco de limão dissolvido em água logo pela manhã, para dar início a sua digestão.

 

300px-Sucos_verde_15. Beba smoothie verde ou suco Vegetal
Substitua o café por um smoothie verde ou suco vegetal no café-da-manhã. Isto irá fornecer altos níveis de nutrientes e antioxidantes para as suas células, aumentando seus níveis de energia. Smoothies verdes têm a vantagem de serem ricos em fibras, para apoiar a função intestinal e os níveis de colesterol, além de você se sentir satisfeito por mais tempo.

 

6. Coma alimentos da estação

Alimentos sazonais como manga, mamão, amoras e cerejas possuem altos níveis de antioxidantes, vitamina C e beta-caroteno, que reforçam nossas defesas imunológicas e ajudar a prevenir os danos dos radicais livres e doenças como o câncer. As enzimas em mamão melhorar a digestão de proteínas, a manga pode ajudar a aliviar a inflamação e regular os níveis de açúcar no sangue, já as cerejas possuem poderosos agentes de combate ao câncer.

 

7. Escolha os bons óleos
Alimentos processados, como algumas margarinas, produtos cozidos comercialmente e batatas fritas podem conter gorduras trans, que aumentam o LDL ou colesterol “ruim”, aumentando o risco de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Opte por óleos de qualidade que contêm gorduras monoinsaturadas nutritivas e ômega-3, como o azeite de oliva e o óleo de linhaça, chia e sementes de cânhamo, tahine, óleo de nozes e manteiga, abacate e peixes oleosos.

Ainda não leu?

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa