Filhos

Como fazer seu filho parar de chupar o dedo

Por Redação Doutíssima 21/11/2013

Chupar o dedo é um reflexo inato nas crianças e, para eles, se trata de um reconforto sem igual. Geralmente, a criança deixa sozinha esse hábito, por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Ortodontistas recomendam, por outro lado, que é necessário ajudá-lo a parar antes dos 3 anos, para evitar as deformações dos dentes e maxilar. Veja agora as dicas em 5 etapas que o Doutíssima preparou para ajudar o seu filho a parar de chupar o dedo!

chupar10

Etapa 1: Escolha o bom momento para propôr a ele de parar

É inútil incentivar o seu filho a parar de chupar o dedo se há fatores de estresse (como uma nova escola, uma mudança de casa ou de cidade, uma nova babá, a chegada de um irmãozinho) que atrapalham o pequeno universo do seu filho. Esteja atento aos sinais que demonstram que ele está pronto: auto-controle, compreensão das relações de causa e efeito, entre outras características de evolução e maturidade.

 

Etapa 2: Motive o seu filho a querer parar

Assim como um adulto que precisa ser motivado para atingir um objetivo, as crianças também precisam ser motivadas para conseguirem parar de chupar o dedo. E, principalmente, eles precisam entender por que é melhor deixar esse hábito. Você pode ajudá-lo explicando como chupar o dedo pode acarretar problemas dentários ou de deformação dos dedos. Fale também da transmissão de germes e da contaminação patogênica por colocar a mão na boca.

 

Etapa 3: Reconheça seus progressos

Utilize etiquetas coloridas, adesivos, uma placa magnética com ímãs divertidos para marcar os seus progressos em forma de pequenas pontuações e lembrar ao pequeno de todos os esforços que ele está prestando para atingir o objetivo.

 

Etapa 4: Faça atividades

Durante o dia, planeje atividades que ocupem as mãos do seu filho, como colorir, montar quebra-cabeças, artesanatos. À noite, escolha um ambiente calmo e relaxante para ajudar seu filho a dormir sem precisar chupar o dedo.

 

Etapa 5: Utilize um sistema de recompensa

Os encorajamentos e incentivos vão ajudar e muito a sua criança a cumprir o objetivo de parar de chupar o dedo. Você pode começar por pequenas recompensas cotidianas, com pequenos presentinhos (como adesivos, pequenos aparelhos e brinquedinhos, por exemplo). Para uma semana completa sem chupar o dedo, ofereça uma recompensa particular, como ir ao cinema ou ao parque de diversões. Para incentivá-lo a ir até o fim e parar de uma vez por todas, ofereça a recompensa “definitiva”, que pode ser um brinquedo que ele deseja muito, por exemplo.