Filhos

Oompa loompa: conheça o método usado para fazer o bebê dormir

Por Redação Doutíssima 09/12/2015

Quem iria imaginar que oompa loompa, personagem do filme e do livro A Fantástica Fábrica de Chocolates, poderia ter alguma influência no sono dos bebês? Os exóticos trabalhadores da empresa que dá nome às produções saem da ficção para ajudar mães e pais de recém-nascidos.

Quem já tem seus filhos sabe que fazer um bebê dormir não é sempre a tarefa mais simples. Pais e mães também entendem que o seu próprio sono depende do descanso do pequeno, então técnicas e dicas para noites tranquilas são sempre bem-vindas.

oompa-loompa-Fortissima-iStock-Getty-Images

Técnica oompa loompa combina práticas conhecidas para fazer o bebê dormir. Foto: iStock, Getty Images

O método oompa loompa

A técnica oompa loompa combina algumas práticas que a maioria das mães e pais conhecem: o balançar acompanhado de uma canção de ninar. Mas nesse caso há um jeito específico de combinar estratégias para fazer o bebê dormir.

O primeiro passo é segurar a criança em uma posição quase ereta, levemente inclinada para trás. Segure o pequeno pelas axilas, tomando muito cuidado para manter o pescoço firme e protegido.

Nessa posição, balance o bebê para os lados com um leve pulinho no final da canção. O “mantra” entoado pelos pais é o seguinte: oompa loompa oompa loompa oompa loompa ho! Na última sílaba é que se faz o movimento vertical, em vez de horizontal.

A técnica promete fazer os pequenos se acalmarem. A movimentação acompanhada pela canção fazem com que o bebê foque sua atenção nesse momento, aos poucos deixando o sono tomar conta.

O maior cuidado que se deve ter ao tentar a técnica oompa loompa é com o balançar, que não deve ser feito com força. O movimento, se brusco, pode causar a Síndrome do Bebê Sacudido, problema que pode desencadear hemorragia cerebral e complicações maiores.

O sono dos bebês

Uma descoberta interessante é especialmente importante para pais de recém-nascidos. Uma pesquisa da Universidade de Notre Dame apontou a necessidade biológica dos bebês de dormir próximo ou junto aos pais ou cuidadores.

Enquanto isso pode parecer controverso, o documento explica que dormir próximo, dividir a cama e outras opções de sono conjunto só são seguras quando praticadas com cuidados e acessórios que garantam a segurança de todos.

Para fazer o bebê dormir, é essencial que ele se sinta confortável e perto de quem lhe dá tudo o que ele precisa nos primeiros anos de vida, como alimento, afeto, atenção e cuidados. Assim, o toque, o cheiro e a voz de quem faz ninar são potentes para a sensação de bem-estar do pequeno.

Saber se o filhote está dormindo o suficiente também é importante para que os pais se sintam seguros quanto a saúde do filho. Recém-nascidos e bebês de até seis meses precisam de 15 a 17 horas de sono por dia.

Entre os seis meses e o segundo ano de vida, 13 ou 14 horas diárias de sono são suficientes. Se o bebê não está descansando o quanto deveria, pergunte ao pediatra o que pode ser feito para que todos tenham noites mais tranquilas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!