Motivação > Saúde Mental

Homem, trabalho, tempo e modernidade: saiba mais

Por Rafaela Monteiro 25/11/2013

horario de trabalho

Segundo estudiosos da psicologia e das ciências humanas em geral, as novas tecnologias presentes na sociedade moderna que aumentam a rapidez do fluxo do dinheiro, têm gerado diversos modos de trabalhar que requerem qualificação, recolocação, mas também certo nível de desemprego.

 

Trabalho e tempo

Isto pode trazer conseqüências diretas na saúde do trabalhador e na sua forma de se relacionar com o trabalho e também com o tempo. Segundo autores, trabalho e tempo se encontram entrelaçados, agindo um sobre o outro, pois quando surgem novos modelos de trabalhar surgem também novos regimes do tempo.

Temos hoje um novo cenário que constitui o sujeito de forma diferente do passado, pois quando realidades externas laborais se transformam, elas afetam o sujeito que faz parte dela, transformando-o também. Dessa maneira, trabalho e tempo se entrelaçam no cotidiano da vida contemporânea, produzindo novas formas de trabalhar e novos regimes temporais, e com isso, novas formas de produzir subjetividades.

trabalho-profissão

O homem moderno é então permeado por questões que em alguns anos atrás eram desconhecidas. Antes a estabilidade laboral, a carreira em uma única empresa, a
baixa concorrência, e a baixa preocupação com o colaborador, eram fatos marcantes no mercado de trabalho, hoje, porém tudo isso é passado e novas formas de relacionamento entre trabalho e trabalhador se evidenciam.

Assim com mais transparência de objetivos e menor hierarquia, associado a horários mais flexíveis, maior abertura e descentralização, são fatores significativos que se destacam e predominam no ambiente empresarial pós moderno.

 

A vida se relaciona com o trabalho

Logo, a vida moderna continua fortemente relacionada com o trabalho, trazendo assim conseqüências para a vida humana. Este de certa forma tomou conta de maior espaço na subjetividade do homem, fazendo com que a identidade do mesmo esteja entrelaçada a sua atividade laboral.

Na modernidade o trabalho vai muito além de uma ocupação ou algo que promova sustento, pois este ocupa maior espaço na construção da identidade do sujeito, permitindo sua dignidade e seu reconhecimento social. Através deste, o homem pode ser alguém e desempenhar um papel social antes desejado e, de certa forma, esperado por todos.