Motivação

Alteração de humor, reposição hormonal, dieta… Saiba conviver com a menopausa, aliviando esses sintomas

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

Conviver com a menopausa não é tarefa fácil para qualquer mulher. O período comum para que a menopausa ocorra é entre os 45 e 55 anos, mas algumas vezes, pode acontecer antes dos 40 anos, o que chamamos de menopausa precoce.

conviver com a menopausa

Quando a menopausa chega, chega também alguns sintomas desagradáveis, que ocorrem devido à falta dos hormónios responsáveis pelo equilíbrio do organismo.

Para amenizar os sintomas e conviver com a menopausa tranquilamente, dê uma olhada nas dicas logo abaixo:

 

9 Dicas para conviver com a menopausa tranquilamente

 

1. Esteja preparada para as ondas de calor

Uma das queixas mais comuns da menopausa são os períodos de calor repentino e intenso acompanhados de muita transpiração. Quando estas ondas de calor chegarem, tente vestir-se como uma cebola, em camadas. Usando roupas finas, como cardigãs e susteres, fáceis de serem removidos, você consegue se refrescar rapidamente.

2. Refresque-se

Se você estiver em casa, você pode aproveitar e jogar uma água fresca no rosto, ou andar com uma toalha úmida para um alívio imediato.

3. Evitar cafeína e álcool

Se você sentir que suas ondas de calor aumentam com o consumo de cafeína e álcool, evite-os. A cafeína em excesso faz com que os rins excretem mais cálcio, um dos causadores de osteoporose em mulheres após a menopausa.

conviver com a menopausa

4. Ventilador de bolso

Um pequeno ventilador de bolso a pilha pode ser o salvador da pátria em uma onda de calor repentina. Invista em um!

5. Modificações no sexo

As mudanças hormonais que vêm com a menopausa, deixam as membranas da mucosa vaginal mais finas e consequentemente mais secas. Como resultado, as relações sexuais se tornam dolorosas. Utilize lubrificantes disponíveis no mercado para não deixar que a menopausa interfira na sua vida sexual e que você consiga conviver com a menopausa em paz.

6. Exercícios regulares

A prática de exercícios aeróbicos regularmente, como caminhar ou andar de bicicleta ajudam no nível de saúde da mulher, à combater a fadiga e dar ânimo. Exercícios frequentes também possuem um papel no combate ao aparecimento de osteoporose, problema comum das mulheres em menopausa.

7. Cálcio

Como os níveis de estrogênio diminuem com a menopausa, e a perda óssea aumenta. Para conviver com a menopausa em equilíbrio, é recomendado ingerir cerca de 1.500 miligramas de cálcio diariamente para manter os ossos fortes. O consumo do cálcio pode ser através de alimentos, suplementos ou uma mistura dos dois.

8. Dieta balanceada

A redução dos hormônios facilita para que os níveis de colesterol LDL aumentem. Para conviver com a menopausa de forma saudável, tente manter uma alimentação rica em frutas secas, vegetais, grãos integrais, laticínios não gordurosos e pequenas quantidades de carne.

Saiba mais:

Menopausa, saiba melhor como ocorre esse processo

Menopausa não é doença

Menopausa precoce: fique alerta para os sintomas!

Fácil e rápido: veja como fazer um remédio natural para menopausa

Menopausa: saiba como reduzir as mudanças na voz

A testosterona também pode ajudar mulheres na pós-menopausa

Terapia hormonal da menopausa