Existem vários termos ligados ao fato de se retirar gengiva de alguma forma e por algum motivo. Temos desde as gengivectomias ou a gengivoplastia, dentre outros. No que diz respeito a gengivoplastia, o próprio nome já nos remete a pensar em algum tipo de plástica que tem haver com a gengiva. E é por ai que o raciocínio nos leva, uma modificação estética na gengiva feita por um procedimento cirúrgico que remove uma quantidade indesejada de gengiva.
Existem muitos paciente que possuem uma gengiva fora dos padrões normais ou dentes que não possuem uma estética considerável. A gengivoplastia é uma técnica que se baseia em corta um pedaço da gengiva de tal forma que a gengiva fique mais delgada e proporcional ao tamanho do dente. Quando bem aconselhada e bem executada, muda bruscamente o sorriso do paciente embelezando muito mais o rosto, além de melhorar fatores práticos de saúde bucal como a limpeza ou diminuir a possibilidade de acúmulo de restos de alimentos.
Atualmente esse procedimento é associado ao recobrimento do dente com algum material estético então temos a gengivoplastia associada a tratamentos como:
– Gengivoplastia + restaurações estéticas
– Gengivoplastia + reanatomização de dentes
– Gengivoplastia + técnicas de clareamento a laser
– Gengivoplastia + recobrimentos em porcelana ou materiais similares
A gengivoplastia surgiu para resolver um problema antigo chamado de sorriso gengival que nada mais é do que o sorriso que mostra uma quantidade muito grande de gengiva e em alguns casos, maior que o próprio dente. Pode ser um fator genético ou ambiental; ou mesmo genético e agravado pelo ambiental. O tratamento ortodôntico, quando o paciente não cuida como devida da higienização da cavidade bucal, pode fazer com que a gengiva se inflame ao ponto de “crescer”. Em alguns paciente é possível reverter o caso com procedimentos periodontais mas em outros é necessário a remoção cirúrgica da gengiva em excesso.
Dentro das diversas causas posso citar:
– Crescimento vertical excessivo da face como e casos de excesso vertical do osso da maxila
– Maxila projetada horizontalmente
– Maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior e com isso, quando o paciente mostra os dentes, ele mostra também uma grande quantidade de gengiva
– Encurtamento labial que vai causar o mesmo efeito visual no sorriso do músculo elevador de lábio superior em hiper atividade
-Excesso de gengiva inserida
– Erupção passiva pela falta de contato inter-oclusal
São vários os pacientes com esse problema e que não sabem o quanto é fácil tratar e melhorar seu sorriso de forma definitiva. Procure um dentista e resolva seu problema seja ele qual for.