Gestante

Teste gravidez: saiba como funciona e qual a precisão

Por Redação Doutíssima 01/12/2013

teste gravidez

Quando uma mulher desconfia que pode estar grávida, normalmente, a primeira coisa que ela faz é um teste gravidez de farmácia. Por oferecer mais facilidade e comodidade, esse tipo de exame é mais utilizado no primeiro momento. Hoje, já existem testes bem modernos, que conseguem descobrir se um bebê está a caminho antes mesmo do atraso da menstruação, mas o ideal é esperar que a menstruação falhe.

Tenha você um ciclo menstrual regular ou não, quatro dias de atraso é algo para levantar suspeitas. A conta é fácil e deve ter como base para a contagem o ciclo maior que a mulher teve nos últimos seis meses. Se ele foi de 30 dias, por exemplo, ela tem de considerar quando menstruaria, de acordo com esse ciclo, e contar quatro dias para trás para ter a melhor data para realizar do exame.

Precisão do teste gravidez de farmácia

Os testes são confiáveis, independentemente do preço, porém a precisão dos resultados varia de 95% a 99%, dependendo do produto e do fabricante. Com o resultado positivo em mãos, a primeira recomendação dos especialistas é marcar logo uma consulta com seu ginecologista, para confirmar o resultado com teste de laboratório e iniciar o pré-natal.

Teste gravidez: Como funciona?

Todos os testes da farmácia funcionam do mesmo jeito. Eles detectam a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. O HCG é liberado pelo saco embrionário. A substância estimula o ovário a manter a produção da progesterona, hormônio necessário para que a gravidez tenha continuidade. O HCG só é liberado quando o embrião gruda na parede do útero.

É necessário verificar alguns itens para ter certeza de que se está comprando um produto de qualidade. Observe se o teste tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o número de registro no Ministério da Saúde. Depois, veja se o produto está bem armazenado e lacrado, pois se o produto tiver em contato com a umidade e o calor pode alterar suas características e comprometer o resultado. Por fim, olhe se ele está dentro da data de validade.
teste gravidez

São vários tipos de testes de gravidez de farmácia disponíveis no mercado

Tipos de teste de gravidez

São vendidos, basicamente, dois tipos de teste. Um vem com um recipiente pequeno para se colocar a urina. Depois que o líquido for colido, é só mergulhar a tira branca do teste no copo e aguardar o tempo recomendado pelo fabricante. Se aparecer uma linha, o resultado é negativo e duas, positivo. Caso não apareça nenhuma, o teste falhou e você terá que fazer mais um.

O outro é mais prático, mas também mais caro. Você fará o xixi na própria caneta-bastão e esperará o tempo indicado para aparecer o resultado.Independente do tipo e da marca que você escolher, lei bem a bula. Elas são bem explicativas e não deixam dúvida para o azar, trazendo o passo a passo correto do uso do produto. Existem alguns dias que pedem que o teste gravidez seja feito com a primeira urina do dia, outros não.

teste gravidez
Ainda não leu?

como saber se estou com depressao na gravidez

Como fazer teste gravidez

Como prevenir as varizes durante a gravidez

8 Dicas de cuidados de beleza após o parto

Relato de mãe: Como se aprende a ser mãe?

7 Dicas de ouro para evitar as estrias durante a gravidez


Sites parceiros