Gestante

Saiba mais sobre a sinusite na gravidez

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Muitas mulheres ao engravidar, começam a sofrer de sinusite. Outras já trazem a doença de outras épocas, mas os incômodos durante a gravidez preocupam mais, afinal, durante a gestação não se deve tomar certos medicamentos. Então, como agir? Descobra conosco tudo sobre a sinusite na gravidez.

sinusite na gravidez

 

O que é sinusite?

 

Os sinus (seios nasais) são cavidades cheias de ar nos nossos ossos da face e do crânio. A sinusite ocorre quando há a inflamação dos tecidos moles que revestem essas cavidades. Existem dois tipos de sinusite: sinusite aguda, de curta duração, que pode ocorrer devido a um resfriado ou a uma alergia a poluentes do ambiente, e sinusite crônica, que dura mais de 12 semanas.

Os sintomas da sinusite são: congestão nasal, coriza, pressão com dores no rosto e também dores de cabeça, o que poderia indicar um resfriado. Mas se o corrimento nasal é amarelo ou descolorido, provavelmente indica uma infecção do sinus. A sinusite crônica pode afetar a sua qualidade de vida e causar cansaço. Se você tem asma, a sinusite pode agravá-la.

 

Como tratar a sinusite na gravidez

 

Quando uma mulher sofre de sinusite na gravidez, ela não deve se automedicar ou utilizar os medicamentos que já costumava tomar para tratar da doença antes de engravidar. Muitos tratamentos para a sinusite são feito à base de corticoides, que podem gerar perigos para sua gestação quando não são usados com auxílio médico. Por isso, os tratamentos alternativos são as melhores opções para mulheres que tenham sinusite na gravidez. Como o maior responsável pelos incômodos da sinusite é o acúmulo de secreção, o ideal é diluí-la para que ela seja eliminada do corpo com maior facilidade. Para isso, você pode:

 

  • sinusite na gravidezLavar as narinas com soro fisiológico ou mesmo fazer nebulização.
  • Inalar vapor de água quente sempre que possível. Funciona com o vapor do banho quente, da comida cozinhando na panela, da água fervendo para fazer o café, etc.
  • Fazer um chá de orégano. Deixe a água ferver e inale o vapor. Adicione uma colher de orégano e desligue o fogo. Continue inalando o vapor e beba uma pequena quantidade do chá.
  • Beber muita água para garantir uma boa hidratação do corpo.
  • Assoar sempre o nariz ao invés de aspirar a secreção.
  • Descansar o máximo possível para aliviar as dores e o cansaço normal da sinusite na gravidez.
  • Consultar seu médico para pedir receitas de medicamentos e indicações se a sua sinusite não melhorar com os métodos alternativos.

 

É importante saber também o que não se deve fazer para tentar curar a sinusite na gravidez. A grávida deve evitar ambientes com ar condicionado nesse período de sinusite. Ele resseca as mucosas e vai dificultar que a secreção seja expulsa. Não use soluções nasais nem tome medicamentos sem auxílio médico. Ponha sempre a sua saúde e na saúde do seu bebê em primeiro lugar.

No vídeo abaixo você aprende a fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico que funciona com crianças e adultos e irá auxiliar no descongestionamento nasal causado pela sinusite na gravidez .

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Atenção, gestante: veja quais são os riscos do colesterol alto na gravidez e como baixá-lo

Gonorreia na gravidez: saiba como evitar a doença e os tratamentos mais comuns

Descubra se a Insônia na gravidez é normal e conheça os tratamentos mais comuns

Prisão de ventre ou diarreia na gravidez: saiba como tratar estes problemas sem prejudicar o bebê

Gravidez semana a semana : trigésima quarta semana de gestação

Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez

Elas são indesejadas em qualquer época: saiba como se livrar das espinhas na gravidez