Exercícios

Conheça Plataforma Vibratória e fortaleça sua musculatura

Por Mayara Pinheiro 03/12/2013

558920_167090876784458_355714103_n

Hoje venho falar de um equipamento muito conhecido nas clínicas de fisioterapia, academias e estúdios de Pilates, porém ao mesmo tempo muitos ainda não sabem ao certo o que é e para que serve este equipamento chamado: Plataforma Vibratória.

O que é uma plataforma vibratória?

maquina-2[1]

A plataforma vibratória é um equipamento usado em programas de reabilitação, condicionamento físico ou relaxamento. Em um treino sobre a plataforma vibratória, você consegue recrutar de 95% a 100% das fibras musculares devido ao reflexo de estiramento que ocorre pela ação da vibração. Bastam menos de 15 minutos na plataforma vibratória para que o paciente sinta os efeitos das vibrações sobre o organismo. O equipamento promove a combinação de exercícios físicos com a contração muscular, fortalecendo ossos e músculos. A vibração profunda tem sido freqüentemente empregada na medicina para tratamento e prevenção de diferentes tipos de doenças e lesões.

Quais são os benefícios do uso da plataforma vibratória?

powerplate11

Além do ganho de força, potência e resistência muscular, a execução de exercícios físicos sobre a plataforma vibratória promove o relaxamento muscular. Também aumenta a capacidade individual de recuperação contra lesões, melhora o funcionamento dos sistemas nervoso e digestivo, melhora a coordenação muscular e o equilíbrio e a diminuição da gordura corporal, promove também o efeito da drenagem linfática, causando assim a diminuição da celulite e gordura localizada.

Indicações

  • Prevenção da LER (Lesão por Esforço Repetitivo)
  • Prevenção e tratamento da osteoporose
  • Fibromialgia
  • Esclerose múltipla
  • Reumatismo e outras doenças ósseas e articulares
  • Tratamento de veias varicosas
  • Ganho de massa muscular

artrite ombro

 

Pode-se prevenir e/ou tratar varizes com a ajuda de uma plataforma vibratória?

As varizes ocorrem porque as válvulas que existem nas veias, cuja função é evitar o refluxo sanguíneo, não estão a ser eficazes e deixam que o sangue, devido à força da gravidade, se vá escapando para as suas porções inferiores. Estas veias servem para o sangue venoso retornar ao coração e quando lesionadas, para além do mal-estar que causam, não funcionam com eficácia desejada. O treino com uma plataforma vibratória, particularmente os exercícios dinâmicos, estimulam esta circulação.

Quem não pode utilizar uma plataforma vibratória?

Nem sempre é possível usar livremente a tecnologia vibratória. O uso direto não é aconselhável se sofrer de uma ou mais destas condições: trombose aguda, doenças graves do foro cardio-vascular, ferimentos resultantes de intervenções cirúrgicas recentes, articulações ou qualquer outra parte do corpo artificiais, pino, parafuso ou outro fixador colocados recentemente, hérnia, discopatia ou espondilose graves, diabetes (com gravidade), epilepsia, infecções recentes, enxaqueca grave, tumores, contraceptivo intra-uterino colocado recentemente, gravidez.

 

Como vocês viram a plataforma vibratória pode ser usada tanto como recurso terapêutico, para ajudar nas doenças, como também pode ser usada na parte estética, ajudando no ganho de massa muscular, perca de peso, drenagem linfática.

Não perca tempo e vá testar os benefícios desta plataforma vibratória.