Exercícios

Adote uma rotina de treino e amplie benefícios do exercício

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Para ter resultados visíveis na academia, é necessário ter uma rotina de treino. Isso não significa que você precisa passar horas malhando ou executar sempre os mesmos exercícios, mas sim que deve ter treinos regulares e que respeitem suas limitações. Fazendo isso, aumentam as chances de você atingir todos os objetivos em um período mais curto de tempo.

 

Quais os benefícios de uma rotina de treino?

Há diversas razões pelas quais seguir uma rotina de treino traz maiores benefícios do que fazer exercícios de forma esporádica – ainda que eles sejam intensos. Quer entender o motivo disso? Confira abaixo quais são os benefícios de uma rotina de treinamentos.

rotina de treino

A prática regular de atividades pode representar melhora na resistência corporal. Foto: iStock, Getty Images

1. Compromisso

Adotar uma rotina de treinamento significa não se preocupar com o horário do exercício, que já estará pré-estabelecido, diminuindo as chances de escapar da atividade. 

 

2. Progresso

Através de uma rotina de exercícios, é possível medir seu progresso e, com isso, ter maior motivação para seguir em frente. Por exemplo, se você costuma fazer corridas todos os dias, com o tempo perceberá que está conseguindo cumprir o mesmo trajeto em menor duração – ou seja, que sua resistência e capacidade cardiovascular estão aumentando.

 

3. Saúde física

 

Correr cinco quilômetros em um determinado dia para não precisar correr nas próximas duas semanas não trará benefício algum à saúde. Pelo contrário, é muito provável que você tenha bastante dor ao exercitar-se em tal intensidade de forma esporádica.

Para obter os reais benefícios da atividade física é preciso ter uma rotina de treino, adaptando a exigência do exercício à capacidade do seu corpo.

 

Como planejar uma rotina de treino?

Se você deseja estabelecer uma rotina de treinamentos, em primeiro lugar deve pensar sobre quais exercícios gosta de fazer. É difícil que alguém tenha persistência fazendo algo que não gosta, por isso esse é um passo bastante importante.

Lembre-se, porém, que você precisa compatibilizar os exercícios com os objetivos que pretende atingir – por exemplo, não adianta apenas correr para aumentar sua massa muscular.

 

O segundo passo é definir onde e como irá fazer os exercícios pelos quais optou. É possível, por exemplo, associar-se a uma academia, ou então comprar aparelhos de ginástica para exercitar-se em casa. Pense em qual local é o mais adequado para você.

 

Depois de escolher os exercícios e também onde irá executá-los, o último passo para estabelecer uma rotina de treino é separar o tempo que você dedicará a ela. Seja realista e sincero, mas não esqueça que para atingir os objetivos, é preciso de um mínimo de dedicação.

 

O ideal é que você se exercite no mínimo quatro vezes por semana, reservando alguns minutos para um aquecimento, 20 minutos para atividades cardiovasculares, e o restante do tempo para algum treinamento de força. Agora, é só ter perseverança e seguir à risca o seu planejamento.

 

Também é importante saber que uma rotina de treino não significa executar sempre os mesmos exercícios, mas sim ter compromisso com o hábito de exercitar-se.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Flórida, pessoas que modificam os exercícios a cada duas semanas demonstram mais compromisso com a atividade física em relação àquelas que não o fazem.

 

Além disso, é importante que você consulte um médico antes de começar a fazer atividades físicas regulares. Se estiver em dúvida sobre como fazer determinado exercício, é interessante buscar o auxílio de um profissional de educação física.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!