Medicamentos

Paracetamol é perigoso se consumido em excesso

Por Redação Doutíssima 10/12/2013

Um anúncio constando que o paracetamol,o príncipio ativo do Tylenol é culpado pela morte de 150 pessoas por ano nos Estados Unidos desencadeou um temor e muitas dúvidas em relação ao uso do medicamento que é indicado para casos de dor e febre.Esses dados obtidos entre os anos de 2001 a 2010 foram divulgados recentemente pela organização sem fins lucrativos dos EUA,a Pro Publica.

Paracetamol

No entanto,o hepatologista Raymundo Paraná,professor da Faculdade de Medicina da UFBA(Universidade Federal da Bahia) afirma que não é preciso se desesperar,pois a intoxicação gerada pelo paracetamol só pode ser causada quando ingerido em excesso,ou seja,somente quando for ingeridos mais de 3 ou 4 gramas diários do remédio,o mesmo que seis comprimidos de 500mg.E além de tudo,o paracetamol é utilizado para controlar sintomas de dor de cabeça e febre,é um medicamento de uso pontual e não de uso prolongado.

O médico especialista esclarece “Entre os analgésicos e antitérmicos, o paracetamol é uma droga seguríssima. Tão segura que até os hepatologistas a receitam, inclusive para pacientes que tenham doença crônica de fígado, desde que não se ultrapasse 3 a 4 gramas diários”

No Brasil e no mundo

O que tem acontecido nos Estados Unidos,Inglaterra e Dinamarca é que a droga tem sido utilizada de forma abusiva,na maioria das vezes ligada a outros medicamentos e sem controle nenhum,o que faz com que aumente os riscos de intoxicação.

“Há 20 vezes mais casos do gênero nesses países do que na França e Argentina, por exemplo. É algo cultural mesmo.”,acrescenta Raymundo Paraná.

De acordo com o hepatologista,existem poucos relatos de intoxicação grave pelo medicamento no Brasil.Mesmo com a epidemia de dengue,o que faz com que o remédio se torne muito utilizado,não existem dados nem estudos comprovando que a intoxicação pelo paracetamol seja um problema de grande relevância para a saúde pública do país.

Paracetamol

“Eu tenho conhecimento somente de dois casos de intoxicação no Brasil envolvendo paracetamol, mas ambos por tentativa de suicídio. No primeiro, a garota tomou o que viu na frente. Mas no outro, a pessoa estava com depressão e pesquisou na internet quais drogas poderiam ajudá-la [a cometer o suicídio]. Ainda assim, foi possível reverter os dois casos, pois se utilizou um antídoto a tempo” explica o especialista.Os sintomas de olhos amarelados,náuseas e dor abdominal que são relacionados à intoxicação costumam aparecer somente horas após o consumo.

Como funciona

O paracetamol é uma droga que atua no fígado do paciente.O medicamento atua por uma via que gera 90% de uma substância não tóxica e que acaba gerando risco nenhum ao organismo.Apesar do composto do remédio ser tóxico,o corpo expele normalmente a dose ingerida na quantidade certa.

Mas quando há um consumo abusivo da droga,ou quando o paciente consome o álcool com certa frequência ou ingere alguns tipos de medicamentos,existe uma dependência maior nessa via “segura” e a sua atuação fica comprometida.Quando isso ocorre,existe um caminho alternativo que é ativado pelo organismo,dentro do fígado mesmo,que gera uma substância tóxica apropriada.

O médico acrescenta “Por esse motivo, o antídoto deve ser introduzido logo nas primeiras horas, para conseguir reverter a situação. Porque quando esse metabólico tóxico se acumula no fígado, ele consome uma molécula muito importante chamada glutadion, que tem como função impedir que radicais livres se concentrem nas células hepáticas. Se isso acontecer, as células morrem e há falência do órgão”.