Dica do Nutricionista > Dieta > Medicamentos

6 Remédios naturais para baixar o colesterol

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

O colesterol alto é uma das maiores causas da doenças cardiovasculares. De acordo com a clínica Cleveland nos Estados Unidos,ele pode aumentar também o risco de infarto, doença vascular periférica ( doença dos vasos sanguíneos do coração e cérebro), diabetes tipo 2 e pressão alta. Existem muitas maneiras eficientes para diminuir o colesterol, manter uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são medidas essenciais. Não esqueça de consultar o seu médico para conselhos de tratamentos, em muitos casos é preciso o uso de medicamentos. Veja aqui algumas dicas de como diminuir o seu colesterol através de remédios naturais:

6 Dicas de remédios naturais

remédios naturais

Alho

O alho possui um histórico de uso medicinal. De acordo com um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica, as pessoas portadoras de doenças cardíacas que tomaram uma dose diária de óleo de alho, por dez meses, tiveram uma redução estável do colesterol ruim e um aumento significativo do HDL, colesterol bom. O segredo do alimento é a alicina, ingrediente ativo do alho também encontrado em cebolas, alho-poró e chalotas, autênticos remédios naturais. Esse ingrediente tem a habilidade de bloquear enzimas sulfidrilas, que possui um papel importante em sintetizar o colesterol no corpo.

Limões

Os limões, como todo mundo sabe, possuem altos níveis de vitamina C. Quatro colheres de sopa de suco de limão é suficiente para fornecer metade da Vitamina C que precisamos em um dia. A vitamina C é um antioxidante forte e diminui as chances do colesterol se fixar nas paredes arteriais. Outro composto presente nos limões é o limonemo, que previne doenças naturalmente e ajuda diminuir o colesterol. O limão é um dos remédios naturais mais completos, além de tudo isso, seus altos níveis de potássio ajudam no controle de pressão alta, alivia náuseas e tonturas e faz bem para a mente e o corpo.

 

Peixe

O peixe, conhecido por uma refeição saudável, possui ácidos gordos essenciais como o Ómega-3, que são benéficos e ajudam a reduzir inflamações e os altos níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumenta o HDL, colesterol bom. O salmão,a  cavala e o arenque são em especial, fontes muito boas. Para diminuir o consumo de toxinas, dê preferência aos peixes selvagens ( e não de aquacultura).

Amêndoas e nozes

remédios naturais

As leguminosas como as amêndoas e nozes são remédios naturais poderosos! As nozes contém fibras e nutrientes, tais como a vitamina E, o ácido alfa-linolénico, o magnésio, o potássio e a arginina, que são importantes para a saúde do coração. Sim, as nozes são ricas em calorias mas há estudos que mostram que o aumento do consumo de nozes em várias centenas de calorias diariamente não provoca aumento no peso.

 

 

Soja

Os produtos de soja são conhecidos por serem remédios naturais e eles podem ajudar o reduzir o colesterol e os triglicéridos também. A dica é substituir quantidades pequenas como 20g por dia de soja, em vez de proteína animal, vai contribuir significativamente na diminuição do colesterol alto.

Fibras alimentares

A fibra solúvel encontrada na aveia, linhaça, no feijão e nas frutas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Por outro lado, as fibras insolúveis encontradas nos cereais integrais, nos legumes não diminui o colesterol, mas estudos já mostraram que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas. A quantia recomendada é de 35g por dia.

 

Saiba mais:

Remédios naturais para a gripe

Veja o que pode elevar seu colesterol

10 Alimentos que diminuem o seu colesterol

Confira os alimentos amigos do colesterol

O que é o bom colesterol?

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

Até que ponto a dieta baixa o colesterol?