Guia dos Dentes

Os mistérios da histologia na odontologia

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

histo-2

Em minha pós-graduação tenho estudado cada vez mais histologia, genética humana, neurociências, dentre outras. Matérias espetaculares que infelizmente temos pouco ou nenhum contato durante os estudos em odontologia. Na Europa, por exemplo, a odontologia não é odontologia e sim medicina dentária e o conhecimento é muito mais aprofundado no que diz respeito à matérias que são pouco ou nada exploradas nos cursos de odontologia no Brasil. Vamos ver um texto do portal da educação que fala um pouco sobre a histologia direcionada para a odontologia bem como dos cursos que promove nesse ramo.

“O estudo da histologia baseia-se na análise em microscopia eletrônica de cortes de estruturas orgânicas para o estudo dos tecidos e células do corpo e de seus constituintes. O estudo da histologia possui relação direta com outras disciplinas e por isso apresenta especial importância para a compreensão destas.

Os profissionais de Odontologia devem estar familiarizados com os aspectos histológicos dos tecidos dentais dada a relação existente entre estrutura e função. A abordagem visual é fator necessário para o devido estudo desta disciplina, e por isso mesmo deve atender a algumas exigências para a maior fidelidade dos espécimes estudados.

O material a ser analisado por microscopia eletrônica deve passar por um processo sequencial que inclui: fixação, desidratação, inclusão, microtomia e coloração. O conhecimento teórico deve ser concomitante com o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento visual das estruturas em análise.

O curso de Histologia Clínica por meio da Educação a Distância oferece ao profissional, o conhecimento sobre Cultura de Células e Tecidos, Núcleo Celular, Características Gerais e muito mais.” São cursos mais específicos para dentistas que querem trabalhar na área de forma clínica ou laboratorial, para dentistas que querem conhecer mais o assunto e conhecer melhor sobre o assunto para aplicar em suas funções cotidianas ou mesmo para o dentista que quer trabalhar em áreas que norteiam a histologia.

histo-1

“Os cursos apresentam características como:

Turma disponível: 14/12/2013

Carga horária: 80 horas

Duração: 30 dias”

A histologia se torna extremamente útil na odontologia atual e nos torna menos mecanicistas. Conhecendo melhor as características do tecido poderemos avaliar o que pode ser feito de maneira mais específica e eficiente para modificar esse tecido ou retornar suas características estruturais e funcionais de forma mais completa e eficiente.

Entendo que a histologia é um pouco cansativa no começo mas se torna muito interessante quando começamos a entender um pouco mais e ter resultados muito úteis para a odontologia.