Clínica Geral

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

infartoPesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, afirmam que casos de ataques cardíacos sem sintomas aparentes não são raros, especialmente quando se trata do “ataque silencioso” (infarto do miocárdio), apresentando riscos de morte. Nos EUA, estima-se que 200 mil pessoas sofram ataques cardíacos a cada ano sem nem mesmo se dar conta.

Este ataque silencioso faz parte de 25% do total de infartos.

O cardiologista Dr. Chauncey Crandall ensina como reconhecer os sinais deste tipo de infarto.

Ele afirma que o corpo humano manda sinais alertando este tipo de ataque dias, semanas e até meses antes dele realmente acontecer. Às vezes estes sinais podem ser vagos, silenciosos e completamente indolores, o que faz com que o paciente nem perceba que estes sintomas estão ligados ao coração.

O cardiologista explica que a diferença entre um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral (AVC) (o « derrame ») é a artéria que será bloqueada: a que irriga o cérebro ou a que irriga o coração.

Preste atenção nos quatro sintomas a seguir:

4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Dor no peito: há dois tipos preocupantes de dores no peito: a primeira, você sente no corpo inteiro; a segunda, ocorre somente nas regiões esquerda e central e pode percorrer o braço esquerdo. Essa dor pode aparecer de diversas maneiras: breve, indo e voltando várias vezes ou mais intensa e com intervalos maiores. O desconforto virá de qualquer maneira, mais ou menos intenso.

 

Falta de ar: Mesmo sem dores no peito, a falta de ar pode ser um forte sinal de infarto. Estudos realizados na Inglaterra apontam que três a cada cinco vítimas de ataques cardíacos sentiram falta de ar – incluindo pacientes que não haviam nenhuma dor no peito. A falta de ar pode surgir antes ou durante um ataque cardíaco. Não deixe de procurar um médico na presença desse sintoma.

 

Indigestão ou azia: Estes sintomas podem indicar que o paciente está sofrendo um ataque cardíaco pois o corpo nem sempre sente a dor diretamente: as células nervosas do estômago se encontram perto do coração, e é por isso que essas duas situações (azia e ataque cardíaco) podem ser confundidas.

 

Náusea e vômito: são sintomas normalmente atípicos em pacientes que sofreram ataque cardíaco, porém, Dr. Crandall explica já ter registrado a presença destes sintomas em varios de seus pacientes. Neste caso, os sinais quase nunca vem sozinhos. Fique atento antes de se desesperar e em caso de dúvida, procure um médico para saber como vai seu coração.

como identificar os sintomas de infarto