Clínica Geral

Miopia tem cura: saiba como vencer o problema

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Mais de 35 milhões de pessoas no Brasil sofrem de algum problema de visão, conforme apontam dos dados do Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, nessa contabilidade estão diversas complicações, desde as que afetam ligeiramente a visão até as que provocam a cegueira. Nesse contexto, está inserida a miopia. E, se você sofre desse mal, saiba que miopia tem cura.

A miopia é um dos tipos mais comuns de problemas relacionados à visão. Sob essa condição, a pessoa perde a capacidade de visualizar longas distâncias. Mas a capacidade de visão pode variar muito de acordo com o estágio da doença.

Uma pessoa com miopia leve consegue enxergar até vários metros de distância. Porém, se a doença estiver mais avançada, a capacidade de visão pode ficar restrita a poucos centímetros.

miopia tem cura

Miopia pode ser resolvida com técnicas cirúrgicas de baixo risco. Foto: iStock, Getty Images

A miopia pode se desenvolver de forma gradual ou rápida. Em muitos casos, a situação piora durante a infância e adolescência. Porém, esse quadro pode ser revertido, pois a miopia tem cura através de cirurgia refrativa.

Miopia tem cura por meio de cirurgia

 

Atualmente, a miopia tem cura através de três tipos de cirurgia refrativa comuns para o problema:

Lasik

Essa técnica é realizada com um equipamento chamado microcerato. Nela, uma lâmina extremamente fina faz o corte na região ao redor da pupila e levanta a córnea recortada para que, em seguida, seja aplicado um laser para corrigir o grau.

ILasik

Por ter um período de recuperação cirúrgica mais rápido, essa técnica é a mais utilizada. Na ILasik, o corte para a retirada momentânea da córnea é realizado com um laser extremamente preciso. Depois, como na Lasik, é aplicado outro laser (para corrigir o grau) e depois a parte da córnea recortada é reposta.

PRK

Nessa técnica não são realizados cortes. O procedimento consiste em fazer a raspagem das camadas superficiais da córnea, seguido da aplicação do laser para correção do grau. Depois é colocada uma lente de contato gelatinosa que ficará no olho de 3 a 10 dias.

Essa serve para proteger e ajudar na recuperação do epitélio (região da córnea que foi raspada e que se regenera entre 48 e 72 horas após o trauma). Porém o período pós-operatório é mais desconfortável e longo (de 1 a 4 semanas) em relação às outras técnicas.

Enquanto a PRK é recomendada para que tem grau de miopia inferior a 4, as técnicas Lasik e ILasik são indicadas para casos de 4 até 9 graus de miopia.

Miopia tem cura sob alguns riscos

 

Apesar de toda a cirurgia apresentar algum risco, especialistas apontam que a cirurgia para a miopia é extremamente segura e possui um histórico de sucesso amplamente favorável. O risco de uma pessoa que ficar cega por conta desse procedimento é praticamente inexistente.

Uma das preocupações depois de realizar a Lasek ou ILasek, é o descolamento do flap (a região da córnea recortada para a aplicação do laser). Porém, esse problema é muito raro e tem conserto.

Os critérios para realização da cirurgia refrativa são: ter mais de 21 anos, ter o grau de miopia estabilizado e estar ao menos três dias sem utilizar lentes de contato (pois elas alteram a curvatura da córnea e impedem o oftalmologista de mensurar o grau correto).

A miopia tem cura, mas cada caso merece o máximo de análise de um especialista antes de partir para a cirurgia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!