Motivação

Estudando para concurso público? 4 dicas de motivação.

Por Rafaela Monteiro 19/12/2013

Young female lying on floor in living room and reading book

Atualmente estudar para concurso está na moda. São milhões e milhões de pessoas disputando uma tão sonhada vaga em um órgão público. Porém, as estatísticas dizem que somente 20% das pessoas que estudam para concurso público realmente levam a sério e estudam pra valer. E esse momento de estudo é comumente bem angustiante e difícil. Por isso, desanimar no meio do caminho acaba sendo muito fácil.

Diante disso, podemos pensar em algumas dicas que vão te ajudar a não desanimar e a seguir em frente nessa difícil jornada!

 

1. O primeiro passo diante dessa maratona de estudos é você se conhecer e realmente saber se é isso que você quer.

Esse sonho é seu? Investigue se você está almejando uma vaga em algum concurso por que você realmente quer. Se isso é um sonho/desejo seu ou de seu pai, de sua mãe, de sua esposa, da sociedade ou de qualquer outro. Você tem que lutar pelo que você quer, buscar seus próprios desejos e vontades, senão fica muito pesada a caminhada. As pessoas são diferentes e existe muita gente bem e feliz trabalhando em empresa privada, comércio, autônomo e etc. Por mais vantagens que um concurso possa ter, procure saber dentro de você se é isso mesmo que você quer pra sua vida. Se for, mãos a obra!

 

2.Nunca rotule que estudar para o concurso é “chato”, “doloroso”, “difícil” ou “desconfortável”.

Dessa forma, você vai determinar-se negativamente, mesmo antes de começar. Você já vai com um peso que não vai te ajudar muito. Você pode perder a batalha sem lutar. Você acaba cedendo sua vaga no concurso a outra pessoa. Descubra prazer ao estudar. Veja o estudo como uma ponte para uma vida mais tranquila. Pense nos sonhos que você poderá realizar depois de aprovado e na vida mais confortável que poderá ter.

 

3. Eduque seus sentimentos e emoções.

Aprenda a cultivar pensamentos positivos, neutralizar os negativos, e se concentre na tarefa em mãos: estudar para o concurso. Isto pode fazer com que você se erga de uma queda antes que ela ganhe a parada. Preste atenção em você e nos seus sonhos e metas, não ouça as pessoas ao redor. Vai ter sempre alguém pra te desanimar e contar uma história triste. Foque nos seus sentimentos, não no dos outros.

 

4. Lembre que você é seu maior adversário.

Os estímulos externos são importantes, mas, somente você pode se manter motivado. Então, priorize seu concurso com satisfação, sabendo que uma “balada” a menos hoje não é uma perda, e sim, um investimento. Abrir mão de um prazer imediato por algo maior no futuro é algo que pode ser sábio.