Motivação

A Mágica da Arrumação: veja como organizar tudo sem estresse

Por Redação Doutíssima 24/09/2015

A Mágica da Arrumação é o título de um livro que promete revolucionar a tarefa de organizar os ambientes. Escrito pela japonesa Marie Kondo, ele traz novas técnicas para que esse processo seja mais eficiente e menos complicado (ou chato).

O livro e a autora têm ganhado destaque mundial por fazer da arrumação uma experiência emocional. O desapego é lei, e mesmo que seja difícil, é preciso aprender a dar outra vida para aqueles objetos que não têm um propósito dentro da sua casa ou do seu armário.

a magica da arrumacao

Organização dos objetos que você tem em casa pode ser feita de uma maneira tranquila. Foto: iStock, Getty Images

 

A Mágica da Arrumação na sua casa

Com algumas dicas valiosas, aquela arrumação necessária que você vem adiando pode acontecer de maneira bem tranquila. Confira as sugestões de como colocar a cada em ordem:

1. Separe tempo para a organização

a magica da arrumacao

Para evitar que o momento da arrumação seja desgastante, separe um tempo só para isso. Foto: Shutterstock

Faça tudo de uma vez, e não pouco a pouco a cada dia da semana. Separe mais tempo e faça pelo menos um área da cada por vez.

2. Crie categorias

a magica da arrumacao

Uma forma de otimizar o momento da organização é criar várias categorias de objetos. Foto: Shutterstock

Em vez de focar em ambientes como sala, quarto, cozinha, dedique-se a uma categoria de coisas por vez. Roupas, livros, papéis, calçados e outros, mesmo que parte deles fique em um local e o restante em outro.

3. Livre-se do que não é necessário

a magica da arrumacao

Pensar no que não é mais necessário é o primeiro passo para organizar a sua casa. Foto: Shutterstock

Livre-se de tudo que você não quer mais ou não precisa mais – antes mesmo de colocar os objetos que vão ficar nos lugares destinados.

4. Comece pelos objetos sem apelo sentimental

a magica da arrumacao

Começar por objetos que não possuem apelo emocional facilita o processo da organização. Foto: Shutterstock

Deixe fotos, documentos, cartas, bilhetes e objetos com apelo sentimental por último. Tente começar com as roupas ou as louças da cozinha.

5. Junte os objetos em um lugar

a magica da arrumacao

Após criar categorias, junte os objetos pertencentes a uma delas e tenha uma visão geral. Foto: Shutterstock

Escolheu qual categoria de objetos que vai passar pela organização? Então junte todos os itens em um lugar só, para que você tenha uma visão geral do todo.

6. Avalie os objetos

a magica da arrumacao

Pense se o objeto desperta sentimentos bons para avaliar se deve ser guardado ou não. Foto: Shutterstock

Observe os objetos todos juntos e avalie se eles te trazem alegria ou algum sentimento bom. Descarte (jogue fora ou doe) todo e qualquer objeto que não desperte adoração, amor ou felicidade em você. Olhe para eles como se fossem peças em uma loja: você compraria isso hoje?

7. Aprenda a organizar papéis e documentos

a magica da arrumacao

Para organizar a sua casa e a sua vida, evite guardar papéis e documentos desnecessários. Foto: Shutterstock

Papéis e documentos não precisam estar arquivados em inúmeras pastas. Duas etiquetas são suficientes para organizá-los: coisas que você precisa guardar (como certidões, certificados, diplomas) e coisas com as quais você precisa lidar agora, como contas.

Muitos manuais para equipamentos estão disponíveis online, assim como histórico de gastos do cartão de crédito e pagamentos já feitos. Você não precisa mais disso.

8. Lide com objetos presenteados

a magica da arrumacao

Os presentes que você não gostou podem ser doados para evitar o acúmulo de objetos. Foto: Shutterstock

Sabe aquele presente horroroso que você ganhou de alguém que você gosta muito? Jogue fora ou passe adiante. Se for preciso, agradeça mentalmente quem o presenteou enquanto coloca o objeto na pilha para doações.

9. Use caixas de sapato

a magica da arrumacao

Caixas de sapato podem ser reaproveitadas para dividir e organizar espaços nas gavetas. Foto: Shutterstock

Não invista seu dinheiro em equipamentos caros para organização e armazenamento de coisas, você vai colocar os objetos dentro e provavelmente esquecer que eles existem. Caixas de sapato podem servir para dividir o espaço em gavetas ou organizar os utensílios na cozinha.

Organização faz bem para a saúde

A parte de botar ordem na bagunça e se livrar de coisas que fizeram parte ou tiveram algum apelo emocional pode não ser a mais prazerosa. Mas olhar para o lar e ver tudo em seu lugar traz calma e tranquilidade para a vida.

Segundo o Journal of Neuroscience, ambientes organizados melhoram a produtividade. Já um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin aponta que viver em um local desorganizado aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!