Motivação

Veja 5 dicas para você aumentar produtividade no trabalho

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

Se o momento é de cobranças no seu emprego por melhores resultados, não encare isso como uma crítica. Aumentar produtividade é um processo sempre benéfico, que traz vantagens na vida profissional e ajuda também você a se organizar na sua vida pessoal. Veja as dicas!

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Manter o foco é uma das maneiras de ser mais produtivo no expediente. Foto: iStock, Getty Images

Melhores maneiras de aumentar produtividade

– Mantenha o foco

Você precisa completar o trabalho, mas são inúmeras as interferências externas. Conversas, assuntos que despertam mais seu interesse, redes sociais… tudo parece mais atrativo. Por isso, o foco é fundamental.

Esquecer o que nos cerca e não perder tempo com coisas aleatórias faz com que terminemos antes nossas tarefas e possamos aproveitar um tempo maior com algo que gostamos mais tarde.

Escolha um período de sua preferência, aquele que faz você aumentar produtividade. Algumas pessoas rendem mais de manhã, logo que chegam ao trabalho, outras mais ao final da tarde. Descubra seu período para trabalhar e não se deixe interferir. Foco no que é preciso ser feito!

– Pausas e intervalos ajudam a aumentar produtividade

O foco excessivo em algumas coisas, no entanto, pode atrapalhar quando não há pausas para retomar o fôlego. Parar um pouco, tomar uma água e praticar exercícios de inspiração e respiração auxiliam no momento de refrescar as ideias.

Muitas pessoas travam e, por pressão ou agendamento de prazos, tendem a não parar o que estão fazendo com medo de perder tempo. É fundamental parar um pouco para seguir com o foco no lugar assim que se retoma a atividade.

– Desligar os aparelhos

O celular vive apitando novas mensagens. As redes sociais atualizam a todo momento. O computador marca um novo alerta de novidades a cada 5 minutos. E, assim, você fica na angústia de conferir o que está acontecendo no seu círculo externo, fora do trabalho.

Para aumentar produtividade no trabalho, é necessário criar o hábito de desativar todos os aparatos tecnológicos desnecessários para render. Quando você fica conectado o tempo todo, é mais difícil prestar atenção no que está fazendo, já que dá aquela vontade de conferir o que os amigos estão conversando.

Proponha-se a checar suas atualizações no smartphone ou no computador apenas quando já estiver com o trabalho em dia.

– Começar e terminar uma coisa de cada vez

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode confundir o que está e o que não está pronto. Os prazos podem se misturar e você se perde com mais facilidade entre o que já foi feito e o que está por fazer.

Faça um roteiro de suas atividades. Liste tudo o que precisa ser realizado de acordo com os prazos que tem. Isso torna mais organizada a sua sistemática e faz aumentar produtividade.

Faça uma coisa por vez e vá riscando da sua listagem. Assim você visualiza melhor o que já fez e segue uma linha mais eficiente para o que ainda precisa ser feito.

– Conversar amigavelmente

Seus colegas não param de falar e você acaba ficando irritado com os papos paralelos. Não há maneira de continuar trabalhando e é cada vez mais difícil aumentar produtividade. A única solução é aproveitar os momentos de socialização, a hora do café ou do intervalo, para conversar sobre o que o incomoda.

Pode ser o tique nervoso de alguém, a mania de falar ao telefone do outro, as passagens bruscas do colega por sua mesa, enfim, o que faça você bloquear e não conseguir trabalhar direito. Vá ao ponto e converse numa boa. Não há maneira mais eficiente para se lidar e conseguir seguir sua rotina depois.