Especialidades

Saiba tudo sobre alergia a tecido

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

mulher_coceira_descontrole_pele_sensivel-935347

Quem tem alergia sabe como o humor pode mudar de uma hora para outra por conta da coceira. A irritabilidade provocada muitas vezes por um pano específico utilizado na composição da vestimenta é tanta que chega a coçar, machucando e agredindo a pele.

No inverno a tendência é aumentar por causa dos tecidos mais grossos. A lã é a principal vilã. Para descobrir a causa da vermelhidão e da coceira, a dica é atentar-se a sua rotina diária. Anote tudo em compare os horários da coceira. Banhos quentes e demorados fazem com que o nosso corpo produza mais óleo, o que instiga a coceira.

coceira-20132305-size-598

Afinal, quais são os tecidos vilões pra quem tem alergia?

Deve-se evitar os tecidos sintéticos como o couro sintético, acetato, poliéster e polivinílicos que fazem suas maldades nos alérgicos , excluindo o problema com a dermatite de contato. Esses tecidos mencionados não absorvem a umidade do corpo, provocando o desconforto ao serem vestidos, além de possuírem toque áspero.

Médicos alergistas dizem que as melhores opções de roupas são aquelas que possuem etiquetas antialérgicas ou tecidos naturais como o de algodão, cânhamo, sisal e juta. Os tecidos artificiais como o náilon e cetim, por exemplo, devem ser utilizados depois de um teste de alergia, que pode ser feito em consultórios médicos. O famoso sintoma da dermatite de contato pode variar de pessoa para pessoa, que ocorre desde uma coceirinha até aos comichões intensos que provocam a vermelhidão.

Evitando a dermatite de contato

Além de escolher os tecidos adequados, é necessário também evitar certos produtos no momento de lavar a peça. Sabões em pó, amaciante e outros tipos de produtos podem proporcionar uma alergia mais intensa, mas isso dependerá de pessoa pra pessoa. Caso seja algo mais grave, recomenda-se uma lavagem apenas com sabão neutro e água fria.

Precauções 

No banho, o uso do sabonete e shampoo dizem muito sobre a vermelhidão e coiceira. Os melhores são os sabonetes feitos a base de glicerina, neutros ou de uso infantil. Ah! Procure sempre usar esponja vegetal e as buchas, além de serem naturais, elas funcionam como esfoliantes e contribuem para eliminar as células mortas e as impurezas da pele do seu corpo. Só não vai querer esfregar forte, faça movimentos leves e circulares.

A aplicação de hidratantes corporais auxilia na precaução de alergias, pois ajuda a manter a camada de proteção natural e evitar o ressecamento e, por isso, não deve ser descartada.  No entanto, evite aqueles com perfumes fortes ou cores diferentes, que contribuem para coceiras e favorecem a irritação. A melhor medida é se empenhar na busca de uma fórmula compatível com sua pele.

Vale lembrar que a consulta a um especialista é imprescindível para um tratamento eficaz e completo

Respeite a sua sensibilidade.