Especialidades

Escalda-pés para renovar as energias e curar dores: saiba mais!

Por Juliana Del Debbio 23/07/2014

Conhecida como um dos meios mais eficazes de cura, a água é um veículo de calor ou frio, que, aplicada ao corpo, opera modificações nos sistemas nervoso e circulatório, produzindo o equilíbrio térmico do organismo.

Desde os tempos mais remotos, os antigos já colocavam os pés na água com a finalidade de descansar e recuperar a saúde. Essa forma caseira de relaxamento evoluiu e, hoje, diversas clínicas especializadas em tratamentos corporais já oferecem aos clientes o escalda-pés, terapia que renova as energias, promove a autoestima e cura dores.

escalda-pés

Benefícios do escalda-pés

Na correria da vida atual, o desgaste provocado pelo uso de salto alto, muitas horas em pé ou sentados, trabalhando em frente a um computador, sem movimentar as pernas, é natural ao final do dia sentirmos um enorme cansaço nas pernas e nos pés.

E a maioria das pessoas se esquece dos cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias. Aliás, se observarmos bem, há dias em que nem prestamos atenção dos joelhos para baixo.

E, segundo a medicina tradicional chinesa, baseada na polaridade yin e yang, o escalda-pés auxilia a distribuir essa energia yang (na cabeça) para a extremidade fria, os pés (energia yin), promovendo o relaxamento e a redução da insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão.

Colocar os pés em água quente com sal e ervas parece coisa de vó, mas o escalda-pés está cada vez mais presente nos principais spas que reconhecem, aplicam e indicam essa terapia, pelos benefícios ao corpo, já comprovados.

Os músculos e a cabeça sentem alívio imediato, graças aos sais e ativos naturais dissolvidos juntos ao calor da água, que promovem uma limpeza energética, ao descarregar toda a tensão elétrica do corpo. Imediatamente, os poros dilatam, a circulação é ativada e a mente relaxa, numa agradável sensação de bem-estar.

A indicação é fazer um escalda-pés uma ou duas vezes por semana, com a temperatura adequada: de 37ºC (verão) a 38ºC (inverno). Verifique o calor na água com o auxílio de um termômetro, evitando queimaduras, e respeite a sensibilidade da sua pele.

Contraindicações do escalda-pés

O escalda-pés não pode ser feito em pessoas portadoras de arteriosclerose ou doença de Buerger (doença que afeta os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés), pois provoca o seu inchaço (vasculitis) e impede a circulação do sangue (isquemia, um problema circulatório).

Sempre que possível, entregue-se aos cuidados de um profissional especializado, nossos pés merecem cuidados especiais para manter a saúde, o bem-estar e a boa aparência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba quais as causas das varizes

Rosto inchado Retenção de líquidos : procure rapidamente o seu dentista

Varizes é também um problema em homens

Trombose: sintomas, causas e tratamento

Pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de problemas vasculares

Como prevenir as varizes durante a gravidez

4 Receitas caseiras contra a retenção de líquidos