Cabelos

Como fazer para se livrar do frizz

Por Redação Doutíssima 02/01/2014

Quem tem os cabelos cacheados sabe como é difícil definir os cachos. Ainda mais complicado é deixar os cachos soltinhos e sem frizz.. O frizz pode aparecer seja durante o calor do verão ou no frio do inverno, após uma chuva, em dias muito úmidos ou no dia após a lavagem. Fazer penteados com os cachos nessas condições é muito difícil.

 

cacho

Defrizze seus cachos

Os tipos de cabelo que se frizzam sem motivo, em uma ou mais mechas de cabelo, são devido à um sinal de desidratação da fibra capilar. O tempo só precisa estar um pouco úmido para que a umidade atmosférica se prenda na cutícula do cabelo seco e deixá-lo frizzado. A melhor maneira de manter o seu fios livres do frizz é cuidar deles!

O frizz é muito mais visível em cabelos lisos, mas são mais comuns às pessoas com cabelo encaracolado. O cabelo crespo é naturalmente mais seco e, portanto, mais suscetíveis ao frizz. A melhor maneira de resolver este problema é através da utilização de tratamentos profundos, como condicionadores, xampus suaves, bons cremes de hidratação e séruns.

 

Para dar um fim no Frizz

:: Escolha um shampoo 2 em 1, com fatores hidratantes e propriedades específicas para lavagens rápidas de cabelo.

:: Use um shampoo “anti- frizz” uma ou duas vezes por semana e aplique um condicionador hidratante nas extremidades, após 2 minutos, enxague bem.

:: Óleos “Anti- frizz ” ou séruns são bastante eficazes na proteção contra o mau tempo sobre o cabelo seco. Contudo, use com moderação para não acabar com os cabelos excessivamente gordurosos. Assim você não precisa lavar o cabelo diariamente.

:: Em dias de chuva, opte por um estilo suave como um rabo de cavalo ou coque. Assim você assegura a discrição e evita ficar pensando nos possíveis frizz que os seus fios estão ganhando ao longo do dia.

:: Fique bem longe de géis ou de ceras que podem fazer o cabelo pesar e secá-lo ainda mais.

:: Não seque o cabelo de cabeça para baixo, esfregando as pontas dos cabelos com os dedos.

:: Quanto mais você usar chapinhas para alisar ou secadores de cabelo, mais você agrava o problema do frizz. Limite o uso desses aparelhos para modelar os cabelos em uma vez por semana, no máximo!

:: Em caso de frizz inesperado, não tente endireitá-los com os dedos o dia todo. Isso causará um ressecamento maior dos fios. A melhor solução é usar grampinhos para prender os fios rebeldes.